O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), comentou a assinatura de portarias que somaram cerca de R$ 66 milhões do Governo Federal para ações na área de saúde do Estado. Os documentos foram assinados pelo governador Paulo Câmara e pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em cerimônia realizada antes do feriado de Natal no Palácio do Campo das Princesas. A maior parte da verba é para custeio, em transferências periódicas.
Occhi frisou que os repasses estão garantidos mesmo com a mudança de governo.
“Eles fazem parte de limites de alta e média complexidade que nós agregamos, à medida que Estados ou municípios comprovem que estão produzindo. E há também uma emenda que foi concedida agora, então foram destinados mais R$ 19 milhões para custeio, este valor em parcela única que nós iremos pagar ainda este ano”.
O governador Paulo Câmara ressaltou que os pacientes com câncer e doenças renais serão os mais favorecidos. Uma das unidades é o Hospital Dom Tomás-Apami, em Petrolina-PE.
“São novos incrementos na área de oncologia que vão garantir a expansão desses serviços em quatro unidades em Pernambuco, além de melhorar a qualidade do atendimento. E agora, dentro da política do SUS, a gente também vai poder ampliar o serviço de hemodiálise”.
Na cerimônia, também foram entregues 17 caminhonetes para auxiliar municípios pernambucanos no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros comemorou o reforço de verbas para a saúde. “Todos os 49 deputados, agradecem esse gesto do Ministério da Saúde com os pernambucanos”, ressaltou.
Outro presente foi o deputado federal eleito, Fernando Monteiro, PP, que tem bases em todo o estado e expandiu nas últimas eleições, sua presença no Sertão, região também beneficiada com os recursos.
“O governador Paulo Câmara sabe da importância desses recursos para ajudar todo o povo pernambucano. Fico ainda mais satisfeito por ter incluído nessa lista, regiões do Sertão em que tenho assumidos compromissos como o São Francisco, por exemplo”, avaliou o parlamentar. (Foto: Soraia Nóbrega-Alepe)