O mês de outubro é especialmente dedicado a conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer, a cada ano, são do tipo mamário . E é buscando reforçar o alerta de cuidados e prevenção, que a 3º Pedalada Rosa, organizada pelo grupo Pedal Rosa do Vale, será realizada no dia 22 de outubro, em Petrolina.
A inscrição custa R$ 10 e poderá ser feita a partir do dia 02 de outubro, nas lojas João Bike, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 585, no Centro da cidade; e Stillus Bike, na Avenida 32 do bairro Cohab Massangano. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas. Também é necessário doar, no mínimo, 2 kg de alimento não-perecível, que serão destinados à Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).
A concentração para o passeio ciclístico será às 7h, na Orla I da cidade. As inscritas e os inscritos terão direito a uma camisa de manga longa, sorteio de brindes durante o evento e café da manhã. O percurso será de aproximadamente 14 km.
Para Patrícia Souza, membro da comissão organizadora do Pedal Rosa do Vale, a importância do cuidado consigo mesma é a principal mensagem que o grupo pretende passar para as mulheres. “O evento tem como objetivo alertar as mulheres sobre os cuidados que devemos ter com nossa saúde, pois a prevenção é o melhor tratamento. Buscar uma vida saudável pautada em uma alimentação equilibrada, exercícios físicos, conhecer seu próprio corpo e, claro, não esquecer os exames anuais”, disse.
Campanha ‘Lenços do Amor’
Simultaneamente ao passeio ciclístico, o grupo fará uma arrecadação de lenços para mulheres que estão em tratamento quimioterápico contra o câncer de mama. As doações poderão ser entregues na data do evento ou, previamente, nos locais de inscrição.
Serviços gratuitos
Serviços de aferição de pressão arterial, avaliação de índice glicêmico, de Índice de Massa Corporal (IMC) e orientação nutricional serão oferecidos antes e depois do passeio ciclístico. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco e de outras empresas privadas.
Blog do Banana