Voltada à segurança e proteção da comunidade escolar de Petrolina, a Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) passou por uma reestruturação com o intuito de reforçar o enfrentamento e prevenção à criminalidade. A iniciativa regulamenta ações preventivas, educativas e de mediação de conflitos dentro das escolas, incluindo visitas e desenvolvimento de atividades educativas e também o patrulhamento em situações de risco.
As ações dentro das unidades escolares – como palestras, acompanhamento de rotina e chamados de urgência – estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). De abril a julho deste ano, já foram realizadas mais de 500 ações e atividades nas escolas do município.
A professora Cristiane Nattali de Souza Martins, vice gestora da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), que tem hoje 1.453 alunos matriculados, do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, afirmou que situações de conflito estão sendo evitadas.
“As famílias também sentiram o impacto positivo das ações e os pais acreditam que a Patrulha ajudou os estudantes também com a disciplina em casa. Sentir essa segurança no espaço escolar faz com que estudantes, professores, servidores e famílias fiquem mais tranquilos, podendo exercer seus papéis de forma mais eficiente, uma vez que sabem que as situações de violências ou indisciplina tornam-se quase inexistentes com a presença da patrulha escolar“, enfatizou a professora.
Canais
A Prefeitura de Petrolina ainda disponibiliza canais para que a população possa encaminhar sugestões, reclamações e denúncias. Os números para chamados de emergência da GCM são o 153 e o WhatsApp (87) 9 9132-9568. O atendimento ocorre 24 horas por dia durante toda semana. O cidadão também pode colaborar com a gestão municipal acessando a plataforma Petro Online.
