Paulo Valgueiro apresenta Plano de Mobilidade de Petrolina em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemApós quase 1 ano de consultas públicas, reuniões, questionários preenchidos o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Petrolina, foi submetido à comunidade, na audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta segunda-feira 14.

A audiência contou com a participação do advogado Alexandre Torres, presidente da Secção-Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil, dezenas de presidentes de associações de bairros, representantes dos sindicatos dos taxistas, mototaxistas, transporte complementar, fretamento, empresários das empresas de ônibus, vereadores e presidente de associações dos bairros.

O diretor presidente da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, Paulo Valgueiro, com plateia composta por representantes de movimentos engajados com o transporte sustentável iniciou a reunião com uma explicação sobre as políticas nacionais que norteiam a elaboração dos planos municipais e as melhorias que o Plano trará para Petrolina.

“Um dos principais benefícios do Plano é a ‘caminhabilidade’, proposta que visa dar condições para que as pessoas, inclusive as com dificuldade de locomoção, possam transitar pelas calçadas da cidade. Hoje elas não dão essas condições. Além disso temos a intenção de dotar nossa cidade de uma rede interligada de ciclovias. A proposta é que em 5 anos tenhamos 92 km de ciclovias em Petrolina”, cita Paulo Valgueiro.

Paulo na oportunidade também mostrou ao público presente e autoridades o Plano que é uma exigência da lei federal, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. As cidades com mais de 20 mil habitantes devem concluir o plano, sob pena de não conseguirem receber recursos federais para ações de mobilidade.

A vereadora do PT, Cristina Costa, uma das autoras da solicitação da audiência, ressaltou que o projeto de lei que está na Casa Plínio Amorim, deve entrar em pauta esta semana, pois nos próximos dias será lançado o edital de licitação do transporte público da cidade.

“O edital deve ser lançado pelo executivo a partir do dia 20. A nova licitação é para as empresas de ônibus de todo o país e a Câmara vai apreciar o projeto de mobilidade para que possamos concretizar um novo momento para o sistema de transporte público de Petrolina”, declarou Cristina Costa.

“A mobilidade urbana é um ponto delicado de muitas cidades e pensar sobre isso é ir além do tráfego de veículos. Entre as várias ações do Plano de Mobilidade, temos o objetivo de integrar diferentes meios de transporte, buscar alternativas sustentáveis de transporte, que sejam compatíveis com as novas demandas sociais”, afirmou Paulo.

O plano prevê ações para curto, médio e longo prazos, num planejamento que considera os próximos 30 anos.

Ascom-AMMPLA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário