Mais 317 candidatos da segunda chamada dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), ocorrido em 2024, estão sendo convocados pelo Governo do Estado para realizar a matrícula no Curso de Formação Profissional. O chamamento, conforme previsto no edital, é direcionado para o cargo de soldado. Desta forma, os futuros integrantes da Corporação devem se inscrever no período de 14 a 17 de julho, inclusive os casos de empates, reclassificados e sub judice. Nos casos excepcionais, a data prevista é 18 de julho.
“O compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública é inabalável, por isso desde o início da nossa gestão nós consideramos imprescindível a realização de um concurso público para a Secretaria de Defesa Social. A cada convocação que fazemos, a cada turma que é iniciada, mais perto o Estado fica de ver novos militares nas ruas, e até o fim de 2026 serão mais 7 mil bombeiros, policiais militares e civis fazendo desse chão um lugar muito mais seguro para se viver”, declarou a governadora Raquel Lyra.
A matrícula deve ser realizada na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), localizada na Rua Tabira, 252, Boa Vista, onde os candidatos devem apresentar toda a documentação exigida. O edital de convocação para a matrícula nos cursos de formação profissional foi publicado nesta sexta-feira (27), no site da organizadora do concurso, o Instituto AOCP.
Em dezembro de 2023, a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou as inscrições do concurso para recomplementar as forças policiais do Estado. As provas foram aplicadas em janeiro de 2024 e, até o final de 2026, mais de 7 mil novos servidores estarão atuando nas fileiras das Corporações. Serão 5.250 na Polícia Militar (PMPE), 890 na Polícia Civil (PCPE), 660 no Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e 213 na Polícia Científica. Deste total, mais de 3.500 já estão em curso de formação profissional, última etapa antes de ingressar efetivamente na corporação.