A secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, apresentou aos parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, o relatório de indicadores educacionais de 2022 em audiência pública realizada na manhã dessa terça (14). De acordo com o documento, o número de escolas de referência e técnicas aumentou, mas a taxa de analfabetismo se mantém em 11%.
O patamar é o mesmo desde 2018, sendo 5,6% a taxa nacional. Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Pernambuco se manteve em 4,4, a mesma marca de 2019. A média nacional é 3,9.
O relatório dá conta ainda que em 2022 havia 2,1 milhões de alunos matriculados no Estado, sendo 26% na rede estadual. Esses estudantes ocupam vagas em 1055 estabelecimentos de ensino, sendo 518 escolas de referência, 479 regulares e 58 técnicas. Em 2021, eram 1051 escolas, sendo 581 regulares, 420 de referência e 50 técnicas.
Entre outros dados, o documento indica que a taxa de abandono escolar na rede estadual foi de 1,7 nos anos iniciais; 1,5 no Ensino Médio e 0,8 nos anos finais. Na comparação aos anos anteriores, o indicador aponta aumento da evasão escolar entre estudantes da Educação Infantil e Fundamental. A secretária destacou que isto se deveu ao período da pandemia.
“A gente percebe que alguns indicativos ficaram sofridos. A gente poderia ter avançado mais. Entretanto, o Governo de Pernambuco vem trabalhando no regime de colaboração com os municípios para auxiliar o bloco de estudantes que mais sofreu: a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, declarou Ivaneide Dantas. A secretária espera que haja uma recuperação desses indíces nos próximos anos.
Em relação ao quantitativo de professores que atuam na rede, ano passado registrou-se 18.390 profissionais efetivos e 19.033 temporários. A chefe da pasta ressaltou que o total de professores hoje já é maior por conta do chamamento dos candidatos aprovados no último concurso público. Os rendimentos recebidos pelos docentes variaram de R$ 3.971,05 para os com licenciatura plena até R$ 5.315,29 para os que têm doutorado.
Com informações da Alepe