Pediatra do HDM/IMIP alerta sobre Asma e fala sobre principais tratamentos da doença

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Asma, doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, é uma das enfermidades que mais afetam crianças, principalmente durante o período de chuvas. Tem causa proveniente da interação de fatores genéticos e ambientais, causando limitação do fluxo de ar. A pediatra e coordenadora da emergência infantil do Hospital Dom Malan/IMIP, Helen Brandão, chama a atenção para os principais cuidados com a doença e fala sobre os tipos de tratamentos utilizados na Unidade de Saúde.

Segundo a médica, a Asma se manifesta através situações repetidas de cansaço, dor, aperto no peito e tosse seca, principalmente pela manhã e noite. “ Para o tratamento são utilizados broncodilatadores inalatórios, no nosso serviço temos disponíveis o salbutamol spray e a nebulização com fenoterol. Há casos que tem a necessidade de suporte com uso de oxigênio e terapia com corticoides”, explica Helen.

A pediatra também enfatiza a utilização de espaçadores na recuperação dos pacientes e afirma que o equipamento diminui o uso de medicamentos e a permanência dos usuários no hospital. “Com uso de espaçadores no auxílio da recuperação dos pacientes é possível a administração de uma dose de medicamento menor com a mesma eficácia e um aproveitamento mais rápido da medicação, diminuindo a permanência do paciente na sala de inalação”, ressalta.

A dona de casa, Maria do Socorro Matias, que acompanhou seu filho na Emergência do HDM, aprovou a utilização dos espaçadores para combater a Asma. “ Esse equipamento é melhor do que a bombinha, por que assim que chegamos no hospital meu filho usou e logo melhorou o cansaço, além disso ele não ficou chorando”, disse.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

FÁBIO 22 de dezembro de 2014 - 9:39

ESSA MATÉRIA É IMPORTANTE. PORÉM, GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS ESPASSADORES.

Responder

Deixe um comentário