Pediatra do HDM/IMIP alerta sobre orientação postural infantil

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Um problema recorrente em crianças é a má orientação postural. Com o advento de aparelhos tecnológicos, principalmente o computador, problemas como escoliose, lordose e dores musculares tem sido constantes. A pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Tatiana Cerqueira, alerta para os principais riscos sofridos pelas crianças quando adotam hábitos posturais errados.

A pediatra indica que para estudar na sala de aula ou em casa, as crianças devem sentar com os pés no chão e as costas no encosto das cadeiras. Mas ressalta a importância de evitar com que eles passem muito tempo na mesma posição. “O maior cuidado deve ser quando estão assistindo a televisão ou utilizando o computador onde passam a maior parte do tempo. Precisam estar sempre com os pés apoiados no chão e com assento confortável”, recomenda.

A doutora Tatiana também afirma que os pais tem um papel fundamental para a manutenção da boa saúde dos filhos. “A postura adequada vem de rotina correta orientada pelos pais ou cuidadores. Eles devem atentar para a altura do assento e principalmente a altura da mesa ou escrivaninha quando seus filhos estudam”, pontua.

Outro tema abordado pela médica são as principais doenças que podem ser acometidas caso não seja reparada a má postura das crianças. “As patologias futuras ao erro postural são importantes e podem causar limitações referentes ao cotidiano como, por exemplo, escolioses, lordoses, lombalgias, cervicalgias e dores musculares”, complementa a doutora Tatiana.

Outra indicação feita pela pediatra é a prática de exercícios, que podem ser feitos por crianças maiores, de fortalecimento, alongamento dos músculos e também mobilidade das articulações. “É interessante para crianças maiores a indicação e a prática de Pilates que, com certeza, vai melhorar consideravelmente a postura deles”, finaliza.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário