Será decidido nesta terça-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o índice médio de reajuste nas contas de energia dos consumidores pernambucanos. A partir desta quinta-feira já entrará em vigor novos valores de aumento nas contas de energia dos clientes em Pernambuco. A cada quatro anos, a Aneel faz uma revisão tarifária em que considera a eficiência da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em que são redefinidos o nível eficiente dos custos operacionais e a remuneração dos investimentos.
Por ser ano de revisão tarifária, a Aneel realizou no mês passado uma consulta pública para debater o reajuste da Celpe. A audiência, que este ano ocorreu virtualmente por causa da pandemia, é uma forma da Aneel ouvir a população, órgãos e sindicatos que desejam opinar. O índice de reajuste médio proposto na audiência foi de 9,99%. Para os pequenos consumidores, como é o caso das residências, o percentual médio proposto foi de 8,81% e para os grandes consumidores, como indústrias, o percentual médio debatido foi de 13,79%.
Esses números propostos na audiência não são os percentuais oficiais de reajuste. Inclusive, na última revisão tarifária, os índices de reajustes propostos em audiência não foram os mesmos dos índices oficiais. Então é possível que isto ocorra este ano novamente. O percentual que vai valer será divulgado nesta terça-feira. (FolhaPE)