Pernambuco inaugura loja de bebidas 100% local

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Espaço dentro do Armazém 11, no Marco Zero, reforça o apoio do Governo do Estado à economia criativa

O Governo do Estado inaugurou, na noite desta quinta-feira (15.09), a Loja de Bebidas de Pernambuco. A produção é 100% local e abrange mais de 150 rótulos de marcas do Sertão ao Litoral, entre cervejas, vinhos, cafés, cachaças e outros destilados. Localizado dentro do Armazém 11, no Marco Zero, o espaço une-se ao Centro de Artesanato e à Loja de Moda Autoral de Pernambuco, reforçando o apoio da gestão estadual à economia criativa. A inauguração contou com as presenças do governador Paulo Câmara e da primeira-dama Ana Luiza Câmara.

A Loja de Bebidas de Pernambuco é uma realização do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC). “Estamos orgulhosos deste espaço por sua importância para fortalecer o setor, que já tem uma grande diversidade e é vetor de geração de renda em Pernambuco. Queremos valorizar um mercado que faz parte do nosso patrimônio e identidade cultural, reconhecido dentro e fora do País”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Após um edital de chamamento público, foi realizada a curadoria que selecionou as marcas presentes na loja. Um processo construído coletivamente, com a participação de associações de bebidas pernambucanas como o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); a Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva); a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (Aprotaq); e a Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR). Na loja, cafés de Taquaritinga do Norte, no Agreste, reforçam o tradicionalismo da região no plantio, torra e comercialização dos grãos. De Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, chegam as premiadas cachaças Sanhaçu, cujo engenho é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar, e a tradicional Pitú, com 80 anos de atividade.

Além destas, a Loja de Bebidas de Pernambuco traz mais duas cachaças premiadas: a Capibarim, de Aliança, também na Zona da Mata, e a Tabocas, de Belo Jardim, no Agreste. Conta, ainda, com marcas de cerveja premiadas no Brasil e no exterior, a exemplo da Ekäut, do Recife, e da Debron Bier, de Jaboatão dos Guararapes. “A Loja de Bebidas de Pernambuco chega como forma de reconhecimento para os produtores locais. Ao ampliarmos o canal de vendas em um ponto estratégico como o Armazém 11, damos oportunidade para esses pequenos empreendimentos. Segundo levantamento da Adepe, hoje o estado reúne 173 produtores artesanais de bebidas, entre cultivo de café e subprodutos, fabricantes de aguardente de cana e bebidas destiladas, cervejas, chopes e malte”, detalhou o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.

Também participaram do evento os secretários estaduais Marcelo Canuto (chefe de Gabinete do governador), Alexandre Gabriel (chefe da Assessoria Especial), Milu Megale (Turismo e Lazer) e Gilberto Freyre Neto (executivo de Relações Internacionais); a diretora de Economia Criativa da Adepe, Márcia Souto; o diretor de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Adepe, João Suassuna; e a diretora-presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Foto: Flávio Japa/SEI

Related Posts