Em setembro, Pernambuco se destacou na criação de novos postos de trabalho no Nordeste, com um saldo positivo de 17.851 empregos formais, conforme dados divulgados pelo Novo Caged. Este resultado faz do Estado o terceiro maior gerador de empregos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde o início de 2023, Pernambuco acumula 113.062 novos empregos, resultado atribuído aos investimentos estaduais em geração de renda e expansão de oportunidades no mercado de trabalho.
A governadora em exercício, Priscila Krause, destacou que o desempenho é reflexo de iniciativas específicas para o crescimento econômico e o fortalecimento do consumo local. Já Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, frisou que os esforços do governo em apoiar empresas e capacitar profissionais têm sido fundamentais para a integração do protagonismo econômico de Pernambuco na região.
Entre os setores, a Indústria liderou com 6.786 novos postos, seguida pelos Serviços (4.823), Agropecuária (3.415), Comércio (1.528) e Construção (1.300). A fabricação de produtos alimentícios, dentro do setor industrial, foi responsável pela maior parte das contratações, com 4.167 novos empregos.
Esses dados do Novo Caged baseiam-se nas classificações de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do eSocial, refletindo o saldo de admissões e de sempre no período.