Pernambuco perde um grande nome da medicina com o falecimento do professor Enio Cantarelli

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Faleceu, no final da tarde de hoje (01), o médico e professor Dr. Enio Lustosa Cantarelli. O médico veio a óbito em seu apartamento no bairro Espinheiro, Recife. Enio morreu aos 74 anos de idade por volta das 17h, vitima de infarto.

Dr. Enio Lustosa Cantarelli se tornou uma referência nacional em doenças cardiovasculares, por isso era um dos mais respeitados cardiologista do Brasil. Ele nasceu em Belém do São Francisco. Em 1994, percebeu a carência estadual de hospitais especializados em cardiologia e a necessidade da expansão do serviço de cardiologia do HUOC/UPE, enquanto referência estadual.

Durante 12 anos, dirigiu o hospital onde buscou parcerias, recursos e apoios para a concretização de um projeto de grande abrangência e importância social, tornando-se o grande idealizador do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares, PROCAPE/UPE.

Em 29 de junho de 2006, o PROCAPE/UPE foi inaugurado e absorvido pela Rede Estadual de Saúde como importante Centro de Referência Cardiovascular. Em 2012, com a aprovação da Resolução Consun nº 18 passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.

Related Posts