Política

Pernambuco realiza formação de profissionais da educação para atuar no novo Ensino Médio

Secretaria da Educação e dos Esportes oferece cinco cursos de formação para educadores sobre a temática “Articulação Curricular e Projeto Empreendedores”, em plataforma online;

Lançamento será em webinário no dia 18 de março, às 10h, no canal do Youtube do Educa-PE;

Itaú Educação e Trabalho, que prestou apoio técnico e pedagógico para a iniciativa, avalia que os cursos serão importantes no desenvolvimento e na qualificação da oferta da Educação Profissional e Técnica (EPT) para os jovens do Estado.

Pernambuco, março de 2022 –  Com o novo Ensino Médio em vigor, a partir deste ano, escolas e professores têm se preparado para oferecer aos estudantes a qualificação prevista a partir do currículo flexível, que oferece cinco itinerários formativos aos estudantes, dentre eles o dedicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria estadual de Educação e Esportes, tem atuado no desenvolvimento e na implementação do novo currículo e lançará no próximo dia 18 de março mais uma iniciativa para garantir a qualidade do ensino na rede pública. Em webinário, será lançada a “Formação de articulação curricular e projeto empreendedores”, composta por cinco trilhas formativas on-line para educadores e gestores da educação integral e profissional do estado, com o objetivo de preparar esses profissionais para as demandas do novo Ensino Médio.

O webinário será às 10h no canal do Youtube do Educa-PE. Na ocasião, será apresentado o conteúdo programático dos cursos, que estarão disponíveis para inscrição até 4 de abril e realização no ambiente virtual do EDUCA-PE/DOCENTE, a partir de 6 de abril.

Os cursos disponíveis são: 1- o novo ensino médio; 2- o novo ensino médio e articulação curricular; 3- projetos empreendedores e sobre os processos criativos; 4- articulação curricular, projetos empreendedores e processos criativos; e 5- projetos empreendedores e articulação curricular sob a luz do novo ensino médio.

Esta é a segunda edição da formação para educadores, promovida pelo Estado de Pernambuco. A primeira contou com mais de 400 inscritos. “Investir na formação continuada dos educadores  é um imperativo no atual contexto de  implementação do novo ensino médio. Nosso compromisso através da formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores é oportunizar reflexões que apoiem os nossos professores na adoção de novas práticas a partir do estudo das estratégias que podem ser utilizadas no ensino médio integrado a educação profissional para articulação do currículo e para desenvolvimento de projetos que aproximem nossos estudantes do mundo do trabalho”, afirma Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco.

O Itaú Educação e Trabalho prestou apoio técnico-pedagógico ao Estado de Pernambuco no desenvolvimento e acompanhamento dessa formação, com o objetivo de prestar assistência na implementação do quinto itinerário do novo ensino médio, de EPT, nas escolas da região. Para Cacau Lopes, gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho, Pernambuco se destaca com essa iniciativa ao atuar pela qualificação da oferta da EPT para os jovens do Estado.

“A formação dos profissionais de educação, alinhada às diretrizes nacionais da EPT, é essencial para que o corpo docente desenvolva as competências necessárias para ofertar aos estudantes uma educação profissional de qualidade, atualizada e que introduza esses jovens no mundo do trabalho de forma digna e efetiva. O Estado de Pernambuco se destaca ao promover iniciativas como essa, mostrando o compromisso de concretizar o itinerário da EPT no novo Ensino Médio para os jovens e proporcionar, assim, transformação social relevante na região”, diz Cacau.

A iniciativa está em linha com recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para expandir a oferta de EPT no Brasil. Em relatório divulgado em novembro de 2021, feito a pedido do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho, a OCDE analisou os desafios para o Brasil em torno da EPT e como tornar essa modalidade para os jovens e para o mercado de trabalho. Entre as recomendações para melhorar este cenário, a OCDE apontou a formação do corpo docente como fundamental. Nesse sentido, Pernambuco sai na frente ao dedicar sua atenção à formação dos profissionais que atuarão com os estudantes do ensino técnico no novo ensino médio.

Outro estudo realizado a pedido do Itaú Educação e Trabalho demonstra, também, o interesse dos jovens pela formação profissional e como as escolas podem ser apoio fundamental nessa trajetória. Pesquisa recente realizada com jovens pela Plano CDE, a pedido do IET e da Fundação Roberto Marinho, mostrou que 90% dos alunos e alunas responderam que anseiam pela inserção no mundo do trabalho e 98% acham importante a escola capacitá-los para o futuro profissional, reforçando a importância da oferta de EPT nas escolas. No entanto, 75% acreditam que a escola prepara pouco ou nada para o mundo profissional, sendo o dado um importante indicativo do potencial do novo Ensino Médio para atender à demanda dos jovens.

Sobre o Itaú Educação e Trabalho

O Itaú Educação e Trabalho (IET) faz parte da Fundação Itaú para Educação e Cultura. Atua há mais de uma década em parceria com entidades civis e o poder público. Apoia e incentiva a implantação de políticas de EPT que contribuam para melhorar a qualidade da educação, com foco, sobretudo, na formação para o mundo do trabalho.  Para o IET, a educação é um vetor de desenvolvimento social e econômico de uma nação. Por isso, atua para que os estudantes tenham uma formação qualificada para o mundo do trabalho, em uma realidade em constante mudança. E para que a educação possa criar o desejo nos jovens de seguir aprendendo em todas as etapas da vida. Saiba mais no site.

Mais Informações:

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Carina Cardoso
Jornalista | Superintendência de Comunicação
Compartilhe: