A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de formatura, nesta segunda-feira (10), que adicionou novos delegados, agentes e escrivães ao efetivo
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) tem o reforço de 423 novos servidores, entre delegados, agentes e escrivães. A governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de formatura dos funcionários públicos, nesta segunda-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Já formados, os novos servidores começam a definir a partir desta terça-feira (11) os locais de lotação para reforçar a segurança no trabalho de investigação e polícia judiciária em todas as regiões do estado.A cerimônia de formatura contou com a presença de representantes do governo estadual, delegados da Polícia Civil de Pernambuco, além dos familiares dos servidores que estão assumindo a função.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, os novos integrantes da PCPE fazem parte do grande concurso público realizado pela gestão que deve nomear mais de 7 mil novos policiais em Pernambuco até abril do próximo ano com o objetivo de reforçar o combate à criminalidade.
“Temos conseguido, mês a mês, derrubar a criminalidade. O mês de outubro foi o melhor mês da nossa história na redução de crimes contra a vida e contra o patrimônio. E não tenho dúvida nenhuma que com a chegada desses [novos policiais civis] faremos o melhor ano da história de Pernambuco”, ressaltou Raquel.
Apesar da chegada dos novos servidores, a governadora destaca que o estado ainda tem uma lacuna no efetivo de agentes de segurança.
Após a nomeação dos formados, o governo estadual já fez a convocação da próxima turma de formação com mais 477 policiais civis, que terá início a partir de dezembro.
Além disso, um novo concurso público já faz parte do planejamento do governo.
“Já estamos contratando uma nova banca para concurso público das mais diversas policiais porque a gente precisa garantir recompletamento de quadros. Pernambuco sofreu muito porque teve uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada”, completou.
Mudança no comando
Durante a cerimônia de formatura também houve a passagem do comando da Polícia Civil de Pernambuco.O delegado Renato Rocha deixou o cargo de delegado geral, na última sexta-feira (7) para a chegada do delegado Felipe Monteiro Costa.
O novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco ocupava, desde 2023, a gerência do Centro Integrado de Inteligência da Defesa Social.O delegado Felipe Monteiro Costa definiu que vai fazer um trabalho de continuidade em relação ao que já vinha sendo feito pelo seu antecessor.“A gente tem um desafio grande que é manter essa redução [da criminalidade] de vários meses para que a gente consiga atingir o melhor ano da série histórica. É um trabalho diário, com uma gestão de resultados. São pequenos ajustes na minha missão de suceder Renato, para que a gente continue avançando na redução de criminalidade de Pernambuco”, disse.
A formatura laureou um servidor de cada atuação pelo desempenho no curso de formação. Os destaque foram o agente Raphael José Araújo Marques; a escrivã Jenyffer Cristine Cunha Lima; e o delegado Renato da Silva Queiroz.
Fonte: FolhaPE
