Pernambuco vai garantir transporte gratuito de pessoas com deficiência até locais de votação

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Medida é fruto de convênio assinado entre o TRE-PE e o Governo do Estado, que vai disponibilizar 24 vans do PE Conduz

Vans acessíveis do programa PE Conduz serão usadas para transportar, gratuitamente, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida até locais de votação nas eleições deste ano. A expectativa é de que o serviço atenda 250 eleitores, considerando o primeiro e o segundo turno, se houver. O projeto, intitulado Eleições Acessíveis, foi iniciado nesta quinta (15), com a assinatura de convênio entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco

Serão disponibilizados 24 veículos com capacidade para acomodar, cada um, quatro pessoas usuárias de cadeira de rodas e seus acompanhantes. Nas eleições de 2020, o projeto teve uma experiência inicial atendendo quatro municípios com dez vans. Agora, sete cidades-polo contarão com a iniciativa: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Será garantido o percurso de ida e volta, com embarque e desembarque no domicílio do usuário, independentemente de ele ser inscrito no PE Conduz. Os interessados já podem se cadastrar exclusivamente pelo WhatsApp (81) 3194.9275.

O presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, destacou o papel da Justiça Eleitoral na garantia do exercício do voto. “Temos o dever de proporcionar a todos os cidadãos brasileiros esse direito igualitário e universal de votar escolhendo o seu representante. Portanto, esse convênio que hoje é celebrado concretiza essa obrigação e esse dever da Justiça Eleitoral”, declarou.

No mesmo sentido, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, exaltou o projeto como uma medida essencial para assegurar cidadania. “Sabemos que muitas são as limitações de mobilidade para essas pessoas e o quanto isso pode desencorajar o exercício de seus direitos políticos. Estamos dando nossa contribuição para mudar esse cenário e buscar uma sociedade mais igualitária e justa. As vans do PE Conduz já têm ajudado essas pessoas a atravessar barreiras nos atendimentos de saúde e no acesso à cultura e agora estão à disposição da nossa democracia, para o momento do voto”, afirmou.

O usuário do PE Conduz João Carlos Tobias, de 36 anos, será uma das pessoas que recorrerão ao serviço nas eleições deste ano. Ele já atua como presidente de mesa em seções eleitorais há alguns pleitos e sempre encontrou dificuldades no trajeto. “Muitas vezes, tenho que passar por ladeiras onde moro e era muito difícil. Então, é um ganho muito grande ter isso nas eleições, porque conheço muitas pessoas que não pretendiam votar por causa da falta de acessibilidade no caminho até as urnas”, disse.

Imagens: Thais Estevam/SDSCJ

Related Posts