Ricardo Banana

Pesquisa aponta médio risco para infestação do Aedes aegypti em Petrolina

imagemDurante os dias 05 a 09 de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizou o 1ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, que apontou médio risco para infestação do mosquito Aedes aegypti. A pesquisa registrou 1,8% de índice de Infestação Predial.

As áreas identificadas como mais susceptíveis a epidemia do mosquito foram Dom Avelar, São Gonçalo, São Jorge, Vila Chocolate, Cohab VI entre outras. “Nessas as medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito serão intensificadas para que não tenhamos uma grande proliferação do mosquito e, assim, aumentar os casos de dengue e/ou chikungunya”, explicou o gerente de Endemias do município, Jailson Araújo.

A diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino, alerta que “antes nossa luta diária era somente contra a dengue, mas, agora, também lutamos contra a febre Chikungunya. As medidas são básicas e simples e que todos já conhecem. Pedimos que a população inspecione seu domicílio, conscientize o vizinho para que os focos do mosquito diminuam”, disse.

A prevenção é a melhor ferramenta contra a doença como destaca “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas entre outros”, alertou Jailson.

Ascom PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress