Pesquisa do Ibope para teste rápido da Covid-19 é realizada em Petrolina

Petrolina é um dos 133 municípios brasileiros que estão recebendo visitas domiciliares dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para estudo sobre a “Evolução da Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil”. A pesquisa não tem qualquer relação com a Prefeitura Municipal e, segundo o Ministério da Saúde, a cada rodada, os pesquisadores irão entrevistar e aplicar testes rápidos de covid-19 em 250 residências, escolhidas de forma aleatória. Todos os testes são gratuitos e a participação na pesquisa é voluntária, cabendo ao cidadão decidir se deve ou não realizar os testes.

Segundo o Ministério, apenas um morador de cada domicílio será testado. Caso este morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes receberão os testes. Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassarão o contato do participante para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, a pesquisa é desenvolvida e supervisionada pelo Centro de Epidemiologia da Universidade de Pelotas (UFPel)  e ocorrerá em 3 momentos, tendo sido o primeiro nesta semana, e os demais a cada 2 semanas. A Prefeitura de Petrolina ratifica, entretanto, que o teste é voluntário e os moradores que forem abordados pelos pesquisadores devem exigir as credenciais de identificação dos profissionais.

Ascom PMP

Deixe seu comentário