Pesquisa garante eficiência de planejamento e gestão de atividades turísticas em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Com o objetivo de fortalecer o turismo da região, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Turismo, está concluindo o Inventário da Oferta Turística do Município – INVENTUR, que deverá ser entregue à Secretaria Estadual de Turismo e EMPETUR até a primeira quinzena de novembro. Os dados coletados serão inseridos no sistema do Ministério do Turismo para a captação de recursos e apoio ao desenvolvimento do turismo regional.

Finalizada a primeira etapa da Pesquisa, foram convocados, no mês de junho, as estagiárias aprovadas no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Petrolina para participarem da segunda fase da Pesquisa. A Diretora de Qualificação da Secretaria, Gabriela Major, e também coordenadora técnica do inventário, destacou a importância das estagiárias na construção do inventário. “A participação das estagiárias é de extrema importância, já que elas desenvolvem o trabalho em campo visitando os estabelecimentos e coletando os dados necessários de 17 categorias”, afirmou.

A estudante de Turismo, Camilla Maturano, 22, afirma que a experiência tem ampliado seu conhecimento profissional. “O estágio e, especialmente, a atuação no inventário têm sido pontos de grande importância para meu crescimento profissional e pessoal”, disse. Para a estudante de Tecnologia em Alimentos, Nataliele Lins, 16, o estágio tem lhe proporcionado uma visão mais apurada. “Eu posso compreender melhor os pontos importantes da minha futura profissão, a exemplo, da higiene, conservação, manipulação e armazenamento de alimentos”, ressaltou.

A equipe do projeto é formada por sete estudantes pesquisadoras do curso de Turismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE e do curso de Tecnologia de Alimento do SENAI, pelos supervisores da Diretoria de Planejamento Turístico, Eduardo Cardeal e Regilânia Gondim, pela coordenadora técnica, Gabriela Major e pela Secretária de Turismo, Nadja Batista. Por duas semanas a equipe foi capacitada para que fosse criado um banco de dados com informações confiáveis para embasar a metodologia aplicada ao inventário e que atendesse às exigências do Mtur. “No mês de julho realizamos a capacitação da equipe de pesquisadores, que os preparou para dominar a metodologia aplicada ao inventário, solidificando as informações e garantindo a eficiência do planejamento e da gestão da atividade turística”, informou a Secretária de Turismo de Petrolina, Nadja Batista.

Segundo informações da Secretária, após a conclusão do levantamento, os dados serão disponibilizados no site do Ministério do Turismo (MTur), da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), Empetur e da Prefeitura Municipal de Petrolina.

ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário