Artigo foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Profissionais do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) participaram da elaboração de um estudo recentemente publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Com o título ‘Blood parasite load by qPCR as therapeutic monitoring in visceral leishmaniasis patients in Brazil: a case series study‘, a pesquisa foi realizada no LAMUPE (Laboratórios Multiusuários de Pesquisa) do HU e orientada pelo professor Rodrigo Feliciano do Carmo (Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN)/Univasf).
O artigo destaca a utilização do método qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para quantificar os níveis de DNA do cinetoplasto (kDNA) de Leishmania no sangue periférico dos pacientes nas fases de diagnóstico e de acompanhamento.
Os resultados da pesquisa, que contou com a participação de estudantes e dos médicos Samuel Ricarte e Lucyo Flávio Diniz, integrantes do quadro do HU-Univasf, demonstram que o referido método pode ser um alvo potencial em diagnóstico e acompanhamento pós-tratamento de pacientes em áreas endêmicas para Leishmaniose Visceral.