Na 1ª vigência de 2015 do Programa Bolsa Família, Petrolina registrou 91,21% das famílias totalmente acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o que representa uma maior cobertura desse público. Ao todo, 27.234 famílias recebem acompanhamento total das Equipes de Saúde da Família (ESF), em 2008, apenas 966 famílias eram acompanhadas, representando 22,51% de cobertura.
“Com a ampliação da cobertura estamos conseguindo incluir mais famílias no efetivo acompanhamento. Esta inclusão foi a nossa meta inicial que só foi possível pelo eficiente planejamento dos profissionais da Secretaria de Saúde”, disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta.
Atualmente, Petrolina registra também a maior cobertura de Saúde da Família de todos os anos com 83,61%. “Iniciamos a gestão do prefeito Julio Lossio com 13,12% de cobertura e apenas 10 médicos com carga horária 40h, hoje, são mais de 90 médicos na Atenção Básica. Os resultados têm comprovado o nosso comprometimento em proporcionar uma saúde pública com qualidade e eficaz”, acrescentou Lucia.
As famílias inseridas do Bolsa Família são assistidas com avaliação antropométrica, monitoramento e atualização da carteira de vacinação das crianças e averiguação da realização do pré-natal pelas gestantes beneficiárias, condicionalidades relativas às ações de saúde que devem ser cumpridas pelas famílias beneficiárias.
“As condicionalidades da saúde são critérios estabelecidos pelo Programa Bolsa Família para que a família continue recebendo o benefício financeiro. O descumprimento pode acarretar no bloqueio e até cancelamento do benefício”, alertou a secretária.
Ascom-Saúde
Blog do Banana