Todos os anos após a realização das Olimpíadas Escolares Brasileiras, para estudantes na faixa etária entre 12 e 14 anos, em diversas modalidades de jogos – coletivos e individuais (incluindo natação, atletismo, tênis de mesa, judô e xadrez) – os campeões e vice-campeões no masculino e feminino tornam-se os representantes brasileiros nos JOGOS SULAMERICANOS, que todo ano acontece num país diferente.
Este ano os referidos jogos vão acontecer no Brasil (João Pessoa-PB e Natal-RN).
Nos últimos três anos RAMYRES SANTANA COELHO é uma das representantes brasileira na modalidade de xadrez, sendo duas vezes campeã da modalidade – em 2010 foi ao Peru (Lima) onde ficou na 5ª colocação; em 2011 foi a Colômbia (Bogotá) onde ficou na 3ª colocação; em 2012 vai a Natal (RN) para tentar subir mais uns degraus no pódio.
Lembrando que Ramyres é aluna do Colégio Diocesano Dom Bosco, atualmente é campeã brasileira das Olimpíadas Escolares (Poços de Caldas-MG), campeã Brasileira de categoria (Mendes-RJ) e campeã Brasileira de Xadrez Escolar (Juiz de Fora – MG), é a primeira enxadrista do nordeste a se tornar profissional obtendo o patrocínio do HGU-SAÚDE para arcar com seus estudos na área do xadrez.
Sempre é escolhido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) um técnico para a seleção brasileira de xadrez. Ano passado graças a Ramyres, o responsável pelo xadrez em Petrolina (seu pai Raimundo Amorim) e árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) foi o escolhido para ser o técnico da seleção brasileira nos JOGOS SULAMERICANOS, tornando-se, assim, o primeiro petrolinense a assumir uma seleção brasileira.
Este ano o técnico da seleção brasileira nos JOGOS SULAMERICANOS será o irmão de Ramyres e atual professor de xadrez do Colégio Diocesano Dom Bosco RONIELLY SANTANA COELHO, sendo o mais jovem treinador de uma seleção brasileira.
Ronielly que é enxadrista e professor de xadrez do CDB em Petrolina, com 18 anos de idade se diz totalmente pronto para assumir a seleção e busca melhorar o desempenho da equipe brasileira dentro dos Jogos, visto que seu melhor resultado até hoje foi um 5º lugar já conquistado duas vezes (2008 e 2011).
Boa Sorte para eles e que os mesmo possam mostrar para o Brasil que Petrolina é a cidade do xadrez e que os mesmos vêem dominando este esporte/arte aqui na região.
Blog do Banana