A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) de Petrolina já iniciou os preparativos para a realização do Censo Escolar 2025, cuja primeira etapa começou oficialmente nesta quarta-feira (28), com o “Dia D” em todo o país. A ação é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é essencial para o planejamento das políticas públicas do setor.
Os preparativos no município começaram na última semana com a realização de uma live formativa que reuniu 268 profissionais envolvidos no processo, entre gestores escolares, secretários e equipes administrativas das unidades de ensino. O encontro teve como objetivo alinhar orientações, esclarecer dúvidas e reforçar a importância da precisão dos dados inseridos no Sistema Educacenso, a partir do Sigeduc – plataforma utilizada pela rede municipal de Petrolina. A live continua disponível na internet (https://www.youtube.com/watch?v=R25WWUPFhvM).
O Censo Escolar coleta informações detalhadas sobre estudantes, turmas, profissionais da educação, infraestrutura e gestão das escolas públicas e privadas de educação básica. Esses dados são utilizados como base para políticas de financiamento, distribuição de recursos, alimentação escolar, transporte escolar e para a composição de indicadores como o Ideb.
A primeira etapa do Censo (Matrícula Inicial) será realizada até 31 de julho. Já a segunda etapa, que trata da Situação do Estudante (movimentação e rendimento escolar), acontecerá no início de 2026.