Uma programação que inclui contação de histórias, arrecadação de livros, roda de conversa com escritores, recital poético e leitura dramatizada marca nesta terça-feira (5) em Petrolina as comemorações do Dia Municipal do Livro, da Leitura e Literatura.
Instituída na última quinta-feira (31) pela Câmara de Vereadores e idealizada pelo Colegiado de Letras da UPE (Universidade de Pernambuco), a data é uma homenagem ao dia do nascimento do escritor petrolinense Antonio de Santana Padilha (5 de setembro de 1904). O homenageado é autor de, entre outras obras, do romance épico ‘Pedro e Lina’ e a cronologia histórica e cultural ‘Petrolina no tempo, no espaço, na vez’.
Comemorado pela primeira vez com atividades na sede e nos distritos, o Dia Municipal do Livro começa às 8h no Plenus Colégio e Curso com a campanha de arrecadação de livros que serão doados à comunidade do bairro João de Deus no próximo dia 21 de setembro (aniversário da cidade). O nome da campanha é ‘Nosso Melhor Presente é o Livro’ e vai receber doações até as 22h.
Das 8h às 17h, também estarão acontecendo uma panfletagem nas Barquinhas, leitura de poesia em várias escolas e na Casa Geriátrica, além do projeto de ‘Esquecimento’ de livros pela cidade com a participação de alunos do curso de Letras da UPE. Durante todo o dia, os moradores do centro e dos bairros da cidade ainda poderão conferir a declamação e distribuição de poemas em ônibus coletivos e lugares de grande circulação.
Na comunidade C3 do projeto de irrigação Nilo Coelho, as crianças participam do projeto Leitura e Teatro de Fantoches. A programação, que ainda conta com uma reunião para elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Petrolina, às 9h na UPE, e uma tarde cultural com leitura dramatizada na escola Joaquim André (bairro José e Maria), será encerrada às 19h na UPE, com uma Roda de Conversa com escritores locais.
CLAS Comunicação
Blog do Banana