Desde 1997, Outubro é marcado como o mês Rosa. O movimento popular, iniciado nos Estados Unidos, tem como objetivo conscientizar as mulheres a realizarem os exames da mama. Estudos apontam que o Brasil perde apenas para os Estados Unidos em número de mortes por essa doença.
À frente da organização do “Outubro Rosa” em Petrolina estão instituições como a Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal da Mulher, Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), SESC e Avon.
Durante todo o mês de outubro, ações serão desenvolvidas em postos de saúde de Petrolina, com realização de exames de mamografia, palestras, além da promoção de Momento de Beleza em parceria com a Avon.
De acordo com a secretária da Mulher de Petrolina, Roseane Farias, apesar da importância da mamografia para a saúde da mulher, o exame é pouco procurado na cidade, mesmo sendo disponibilizado pela Secretaria de Saúde do município. “Existe uma preocupação no que diz respeito ao chamamento e conscientização das mulheres para a realização de exames da mama, pois a procura está pequena e, muitas vezes, ainda ocorre desistência. Não há problemas nos postos em promover o agendamento, isso leva em torno de 15 dias, mas as mulheres mesmo quando agendam, desistem de fazer o exame por diversos motivos, inclusive medo”.
Na programação do evento também estão previstas a II Corrida e Caminhada do Outubro Rosa, com saída e chegada na Orla de Petrolina, no dia 20 de outubro. As inscrições poderão ser realizadas junto às instituições parceiras. As camisas do evento custam R$ 40 e todo valor arrecado será revertidos para a APAMI.
Ainda na Orla de Petrolina haverá uma ação com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil de Petrolina (OAB), através da Comissão da Mulher Advogada, SENAC e alguns salões de beleza, que também abraçam a causa.
No dia 26 de setembro os profissionais de saúde envolvidos na realização do “Outubro Rosa” vão participar de palestras de orientação.
Ascom
Blog do Banana