Com o objetivo de prevenir riscos à saúde pública durante o período junino, a Prefeitura de Petrolina implementou uma estratégia especial de monitoramento de eventos de Massa. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pretende acompanhar possíveis ameaças relacionadas a doenças transmissíveis que podem surgir com o aumento do fluxo de turistas na cidade.
A ação preventiva envolve duas estratégias. A primeira consiste no monitoramento diário das cidades dos visitantes, como Aracaju, São Paulo, Maceió, Recife, Feira de Santana, Salvador, Rio de Janeiro, entre outras. Profissionais da Vigilância em Saúde realizam buscas rápidas e sistemáticas para identificar possíveis alertas epidemiológicos, surtos ou notícias de relevância que indiquem risco sanitário nessas localidades.
Outra medida é visitar hospitais públicos, privados e unidades de saúde, observando a ocorrência de casos suspeitos que possam estar associados à movimentação de pessoas durante os festejos juninos. O trabalho do monitoramento garante proteção da população local e dos visitantes.
A pasta reforça ainda que essa iniciativa é de caráter preventivo, já que o São João de Petrolina tem atraído turistas de diversas partes do país.