A presidenta da República, Dilma Rousseff, abriu a solenidade de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade para cidades de médio porte. O evento contou com a participação de prefeitos e secretários das 75 cidades brasileiras pré-selecionadas, que possuem entre 250 e 700 mil habitantes.
Entre os municípios que poderão ser beneficiados pelo PAC Mobilidade está Petrolina – PE que possui cerca de 300 mil habitantes. Com o programa o governo federal prevê o investimento de sete bilhões de reais para melhorar o sistema de transporte público em todo o país.
Durante o encontro, coordenado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foi realizada uma breve apresentação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Petrolina. O projeto prevê a construção de um viaduto, sete estações (sendo uma inicial e final), a duplicação da Estrada da Banana e os trens de baixa velocidade serão integrados ao transporte coletivo em atuação.
Vale destacar que dentre as cidades, Petrolina é a única dessa faixa populacional que tem projeto executivo pronto que já está em fase de licenciamento, trabalho executado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
O projeto do VLT em Petrolina que passará por aprovação, ainda será apresentado para os Ministérios das Cidades e do Planejamento que deverão decidir sobre a liberação do investimento para Petrolina.
Blog do Banana
1 comentário
e maravilhoso esse projeto do VLT,tomara que der tudo certo,petrolina precisa,petrolina cresce muito.