Realizado na cidade de Salgueiro/PE no auditório do Salgueiro Plaza Hotel, o 3º Ciclo de Capacitação do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.
A Articuladora e Secretária de Cidadania de Perolina Célia Regina Carvalho e a presidente do Conselho de Defesa dos Direito da Criança e do Adolescente Rozinete Coelho (CMDDCA), e os jovens Lucas Pereira e Jakeline Ribeiro do Nucleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) participaram do encontro.
O objetivo da capacitação foi tratar do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, bem como o enfrentamento do trabalho infantil com o mapeamento de riscos e oportunidades, o desenvolvimento e a participação dos adolescentes para a vida reconhecendo e reivindicando seus direitos.
A melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes está relacionada e depende de ações, programas e políticas criadas, implantadas e gerenciadas pelos municípios.
”Esta é uma concepção de reforma social proposta pelo estatuto, que tem nas políticas publicas sua expressão máxima. Este é um espaço estruturador de uma organização social que busca garantir de modo universal os serviços públicos básicos ao conjunto da população e de um modo prioritário às crianças e aos adolescentes” afirmou Rozinete Coelho- CMDDCA.
Para a articuladora essa capacitação vem fortalecer a caminhada na aprovação do município pela conquista do Selo UNICEF/edição 2013/2016.
“É muito bacana materializar as políticas, nesse caso falo do NUCA! Essa capacitação traz uma inovação que é trabalhar os técnicos e adolescentes ao mesmo tempo; a participação tem sido de extrema importância e responsabiliza os adolescentes para o repasse aos demais integrantes do NUCA! Também, estão presentes a Fundação Telefônica e o Grupo Neoenergia trazendo , além da contribuição, a expressão da Responsabilidade Social!” completou a secretaria de Cidadania Célia Regina Carvalho.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma estratégia do UNICEF realizada em parceria com Os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões. Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.
O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais – representantes de organizações do Sistema de Garantia de Direitos, como os Conselhos de Direitos e Tutelares, , com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social,comunicação, cultura, esporte e lazer.
Ascom
Blog do Banana