A Secretaria da Cidadania através da Secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional, receberá jovens vindos da Cidade de Padova na Itália, que através do Projeto BEA, farão estágios em órgão públicos que trabalham com jovens. Todos estudam no curso de Ciências da Educação e da Formação na Universidade de Padova /Itália. Os universitários farão estágio de 03 meses em Petrolina no Centro da Juventude, na FUNASE/CASE, e Centro da Criança e Adolescente (CCA).
Nicola Andrian, responsável pelo BEA em Petrolina, falou que essa é a oportunidade de criar e superar preconceitos culturais existentes entre a Europa e países Sul-americanos. Nicola ainda ressaltou que Petrolina tem sido referencial para esses estágios por ser uma cidade estrategicamente bem situada e pelo desenvolvimento da Região do Vale do São Francisco que é visível mundialmente.
“Esse trabalho é nada mais que a troca de conhecimento de forma enriquecedora! Cada jovem que vem da Itália para Petrolina, sai daqui com outra visão do Nordeste, bem diferente daquilo que a mídia retrata. É de fato uma experiência qualitativa”, ressaltou.
Segundo o Secretário Executivo de Juventude e Qualificação Profissional, Robson Rocha, a parceria com o Projeto BEA, tem rendido frutos de conhecimento e interculturalidade. “Temos alguns programas sociais que trabalham com jovens em vulnerabilidade social. Através do Projeto Bea é possível realizar a troca de ideias entre os dois mundos, O Brasil e especificamente Petrolina tem mostrado interesse em promover esse intercambio”, frisou o secretário.
Programa Vida Nova – Promovido pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, o programa assegura o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 28 anos, em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar ou comunitária, na escola e no mundo do trabalho.
Ascom PMP
Blog do Banana