Até o mês de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina (SAMU-192), da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu 1592 acidentes envolvendo motos, já em 2012 este número, no mesmo período, chegou a quase 2 mil acidentes.
“Mesmo a população tendo aumentado e, consequentemente, a frota de motocicletas conseguimos reduzir consideravelmente os acidentes em nossa região. É necessário que os motoristas tenham consciência que a prudência no trânsito evita acidentes que em muitos casos, têm como consequência a morte”, salientou o coordenador do SAMU-192 Tiago Acioli.
Ações educativas nas escolas, blitzes em locais estratégicos são ações realizadas pelo município, a fim de educar crianças, adultos, idosos – toda a população – sobre a importância da direção defensiva para evitar acidentes. Em 2012, foi instituído pelo prefeito Julio Lossio o Comitê Municipal de Prevenção aos acidentes de Motos, que é presidido pelo neurologista José Carlos de Moura, com o intuito de sensibilizar os formuladores de políticas, as instituições envolvidas e a comunidade sobre a situação dos acidentes de moto, seus efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-los.
“A gestão tem a preocupação em aplicar estratégias preventivas que visem melhorar a vida do petrolinense. Nossa cidade cresce continuamente e temos que nos adequar ao seu crescimento, por isso é preciso que a população tenha consciência que no trânsito a nossa vida e a do próximo é responsabilidade de cada um”, alertou a secretária de Saúde do Município de Petrolina Lucia Giesta.
Ascom PMP
Blog do Banana