Ricardo Banana

Petrolina se destaca com ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

imagemO Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz ,a partir dos 14 anos.

O programa compreende transferências de renda ,prioritariamente por meio do Programa Bolsa família, acompanhamento familiar e oferta de serviços sócio assistenciais atuando de forma articulada com estados e municípios e com a participação da sociedade civil.

O PETI está estruturado estrategicamente em cinco eixos de atuação: Informação e mobilização, com realização de campanhas e audiências públicas; busca ativa e registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal; transferência de renda,inserção das crianças ,adolescentes e suas famílias em serviços sócio assistenciais e encaminhamento para serviços de saúde ,educação cultura,esporte, lazer ou trabalho;reforço das ações de fiscalização,acompanhamento das famílias com aplicação de medidas protetivas , articuladas com o Poder judiciário, Ministério Público e Conselhos; e monitoramento.

As localidades onde o programa atende são : João de Deus, Dom Avelar, São Gonçalo,N-10, N-07, N-08, distrito de Uruás , Fernando Idalino, Serrote do Urubu.

Para que a criança ou adolescente seja incluída no programa a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania ( Sedesc ) dispõe de uma equipe que visita as localidades para que dentro da abrangência do Centro de Referência e assistência Social ( CRAS) as áreas possam ser contempladas com as ações do programa. Maiores informações podem dadas através do telefone 87.3862-9224 ramal 28 ou ainda na Rua Valério pereira 515 centro Petrolina.

ASCOM

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *