Mais uma vez Petrolina se destaca no cenário nacional: a cidade foi pioneira na implantção do projeto de políticas sobre drogas. O projeto de Inserção Social será executado na cidade e serviu de modelo para os demais municípios do Brasil, haja vista a diligência e celeridade da equipe.
Para fortalecer ainda mais a rede municipal de combate ao àlcool e outras drogas, o Comitê Gestor do Programa “Crack, é possível vencer” realizará no dia 20 de janeiro o lançamento do Fórum Permanente de Discussão no Auditório da secretaria de Educação (Centro de Convenções) das 14h às 17h.
A idéia do lançamento do Fórum tem um olhar especial para a droga do momento o crack e busca estabelecer constante diálogo entre os equipamentos (CRAM,CAPS,CREAS ,CRAS, CENTRO POP e ESCOLAS ), para garantir maior exito nos encaminhamentos e resolução dos casos.
O Programa “Crack, é possível vencer” é um programa lançado pelo governo federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e outras drogas, bem como enfrentar o tráfico. Reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.
Para assegurar a articulação das ações do Programa “Crack, é possível vencer”, foi criado o Comitê Gestor Municipal, o qual é responsável pelo planejamento, acompanhamento e monitoramento das ações do programa.
Além do projeto “Crack, é possível vencer”, o município de Petrolina abraçou o Projeto Redes, que visa integrar a rede nos ambitos Federal, Estadual e Municipal. O objetivo é ampliar o atendimento na cidade, estabelecendo o diálogo com o municipio de Juazeiro/BA buscando o fortalecimento no fechamento nas fronteiras das duas cidades.
“Esse Fórum vem tirar todas as dúvidas para as diversas entidades que estão inseridas no Programa. Nesse encontro teremos a presença da articuladora do projeto Redes da SENAD, Melissa Azevedo. Nós estamos muito esperançosos com mais essa etapa que iniciaremos no Municipio”, registrou a Secretária Executiva da Mulher, Roseane Farias.
ASCOM Cidadania
Blog do Banana