PGE-PE participa da primeira edição do Programa de Extensão Tecnológica do Governo do Estado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Os primeiros resultados da participação da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) no Programa de Extensão Tecnológica – Governo (PET-GOV), coordenado pela Usina Pernambucana de Inovação, foram apresentados na sexta-feira (6/5), em reunião na Sala do Conselho Superior da instituição, pela procuradora do Estado Lilian Miranda e pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Fernando Buarque. O PET-GOV tem por objetivo promover a formação qualificada dos servidores do Estado, contribuir com soluções que possam resultar em maior efetividade dos serviços públicos e criar sinergia entre a academia e o governo.

O programa, que está em sua primeira edição, é coordenado pela Usina Pernambucana de Inovação, hub de inovação social e modernização governamental criado em julho de 2020, vinculado à Secretaria de Planejamento (Seplag) e presidido em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A PGE-PE aderiu à Usina no segundo semestre de 2021.

A equipe da PGE-PE no PET-GOV concluiu a primeira fase do programa, que consiste na execução de curso de capacitação na temática escolhida, com duração de pelo menos 180 horas. O curso escolhido foi Inteligência Artificial, Ciências de Dados e Analytics, promovido pela UPE, sob a coordenação do professor Fernando Buarque.

A segunda etapa do programa corresponde à implementação e adequação dos protótipos criados, realizados pelas equipes sob orientação dos professores, com o apoio de até cinco estudantes de pós-graduação pelo período de mais quatro meses junto aos órgãos públicos.

“Selecionamos como desafio a criação de um sistema especialista com processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para tratar demandas repetitivas do Núcleo de Saúde da Procuradoria do Contencioso, iniciativa que depois poderá ser replicada para os demais núcleos do Contencioso Cível e setores da PGE que enfrentam problemas semelhantes”, explica a procuradora Lilian Miranda, integrante do núcleo.

O time da PGE-PE é composto pela procuradora, pelos engenheiros de software Ednaldo Freitas, Roger Paulino, Bruno Rocha e João Maciel e conta com a mentoria do professor Fernando Buarque e do pós-graduando Ednaldo Vieira Lima Júnior.

Em 2 de maio,  o projeto contemplando o desafio a ser enfrentado e as bases para o desenvolvimento do produto foi apresentada à Usina Pernambucana de Inovação. Na sexta, foi a vez de apresentar o desafio e o produto a ser desenvolvido aos stakeholders da PGE-PE, o procurador-chefe do Contencioso, Felipe Vilar, a procuradora Cristina Câmara, coordenadora do Núcleo de Saúde e o coordenador de Sistemas, Automação Digital e Inovação (CSI), Álvaro Pinheiro.

“A reunião também contou com a participação da corregedora-geral da PGE-PE, a procuradora Socorro Brito, uma entusiasta do uso da tecnologia para solução de problemas complexos na administração pública e que já vem utilizando ferramentas desenvolvidas pela CSI. A partir de agora, o time entrará fase de execução do sistema para posterior implementação e adequação do produto a ser entregue à PGE ao final do programa”, informa Lilian Miranda. Estiveram presentes ainda os procuradores Renato Maia, chefe adjunto do Contencioso, e Leonardo Freire, chefe adjunto da Procuradoria da Fazenda Estadual, e os integrantes da equipe do projeto.

Related Posts