O pico de uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano acontece neste final de semana, na madrugada de sábado para domingo (13).
A Perseidas é superintensa no hemisfério Norte, podendo gerar até 100 “estrelas cadentes” por hora. Por aqui, infelizmente, essa taxa deve variar entre 5 e 30, dependendo da região.
Quanto mais “para cima” no Brasil a pessoa estiver, maiores serão as chances de ver os meteoros — ou seja, moradores do Norte e Nordeste devem ter mais sorte.
Um meteoro acontece quando um pequeno fragmento de rocha espacial entra na atmosfera da Terra, em altíssima velocidade. Isso provoca um efeito luminoso que cruza o céu, e por isso também é chamado de estrela cadente.
Como observar
A melhor janela de observação é entre as 3h30 e o amanhecer. O radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir) da Perseidas é, como diz o nome, a constelação de Perseu.
Basta olhar para a região norte do céu, onde estará o radiante, e esperar pelos meteoros;
Não é preciso focar a visão na constelação, eles podem surgir de toda área ao redor;
Sites ou apps de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Saari ou Stellarium) podem ajudar ao indicar a direção e o horário exato em sua cidade;
A madrugada seguinte, de domingo para segunda, também é uma boa oportunidade para ver os meteoros.
A chuva de meteoros Perseidas acontece todos os anos, quando a Terra atravessa uma trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle, entre 17 de julho e 24 de agosto.