Educação

Piquenique Literário: Projeto de incentivo à leitura é desenvolvido em Escolas municipais de Petrolina

Com o intuito de proporcionar momentos de leitura de forma mais prazerosa e lúdica, os alunos das turmas dos Programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, estão participando de uma experiência fora da sala de aula. Saindo da rotina pedagógica, os estudantes participam do Piquenique Literário, no Parque Josepha Coelho.

 Os programas são frutos de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, com o Instituto Ayrton Sena, e atendem a 1.130 alunos de 28 escolas municipais. “Considerando que os alunos matriculados em turmas de Correção de Fluxo necessitam resgatar o direito à aprendizagem, que por algum motivo não lhes foi garantido na idade certa. A maioria desses alunos apresenta autoestima baixa e tendência à infrequência e evasão escolar, além de serem socialmente vulneráveis, por isso, desenvolvemos essas atividades lúdicas, em espaços diferentes para chamar atenção para leitura”, destaca Iolanda Rosa, membro da equipe coordenadora dos programas.

O ambiente do Parque Josepha Coelho é transformado em uma biblioteca, só que ao ar livre. Muitos livros são colocados à disposição, com contadores de histórias, interpretando personagens dos livros infantis. Ao final, os estudantes celebram o aprendizado compartilhando um lanche. Na última semana, os alunos da Escola Maria Luiza Barbosa, do núcleo 10 do projeto Senador Nilo Coelho, participaram da atividade que contou com a participação da secretária municipal, Maéve Melo.

O Piquenique é uma premiação para as turmas do Programa Se Liga que se sobressaem no projeto Rumo ao Pódio, também do Instituto Ayrton Sena. Neste mês de outubro, a premiação das melhores turmas nos índices de leitura será uma sessão de cinema.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *