Mais exportações com a ampliação do número de agricultores de Petrolina e região no mercado internacional de exportação de frutas. Essa é a proposta no Plano Nacional de Cultura Exportadora para Região do Vale do São Francisco lançado nesta quinta-feira, 3, no Senai Petrolina pelo ministro do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
Durante entrevista, Armando fez questão de frisar que a iniciativa teve como impulsionador o deputado estadual Odacy Amorim, do PT que provocou o ministro num evento do ministério ocorrido no Recife quando do lançamento do Plano para o estado.
“Quando lançamos o programa ano passado no Recife, Odacy era o único parlamentar presente e nos solicitou trazer o programa para que mais agricultores consigam exportar, ampliando a participação desse produtores no mercado internacional. E estamos aqui oferecendo esse apoio”, comentou Armando.
Diante da valorização do dólar o que torna a fruticultura do vale mais competitiva, Odacy argumentou e o ministro aprovou, trazendo o programa para o agricultura irrigada; Odacy deseja que com o Plano, o vale possa a ter muito mais gente exportando na região.
“Atualmente um grupo de apenas 30 produtores exportam em Petrolina. Queremos agora a inclusão de dezenas, centenas de produtores nesse mercado, atingindo o grande, mas também o médio e o pequeno agricultura da produção irrigada em outra r. Já tem a cultura exportadora, falta o incentivo que agora chegou com o governo federal através da sensibilidade do ministro Armando Monteiro”, revelou o deputado Odacy Amorim.
Ascom
Blog do Banana