Mais de R$ 1 milhão de reais serão investidos, recursos próprios da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), para revitalizar a Adutora do Garças, que possibilitará a retomada do desenvolvimento na região. Segundo o prefeito Humberto Mendes, a obra irá gerar entre 3 a 4 mil empregos no município e é um sonho de toda a comunidade local.
Nesta sexta-feira, 26, o prefeito Humberto Mendes, ao lado população, comemorou a chegada dos flutuantes e das bombas, equipamentos que serão utilizados para o funcionamento da adutora. Foi um momento de muita alegria para quem espera há tanto tempo uma das obras mais demandadas pelos boavistanos.
“Quando pronta, a Adutora do Rio Garças irá beneficiar em torno de 1200 agricultores com capacidade de irrigar uma área com mais de 3 mil hectares, gerando entre 3 e 4 mil empregos. Vale à pena a gestão arcar com os gastos da retomada desta obra como foi também no passado”, frisou o prefeito.
Humberto citou o impacto social e econômico para o município com a retomada da obra da adutora, ao concluir uma intervenção paralisada há 15 anos, que veio sendo empurrada por gestões passadas, simplesmente porque essa não era a vontade política de quem governou Santa Maria anteriormente.
“Vamos promover a concentração da população na sua localidade, com produção, renda, ocupação. As famílias nativas estão ansiosas, felizes e torcendo para que essa revitalização termine logo. A Adutora do Garças funcionando será um ganho muito grande para a nossa economia”. lembrou Humberto.
Sobre a manutenção da adutora, o prefeito frisou que, a exemplo do passado, continuará com a gestão municipal, visto que esse é um custo que ele gastaria empregando 30 pessoas na Prefeitura, fora os encargos sociais, enquanto que para manter Adutora é um valor que vai render ganhos sociais e econômicos para o município.
“Eu gastando R$ 30 mil todo mês na Adutora do Garças, eu vou sair de 30 empregos para 3 mil empregos que é o que será gerado com a obra em funcionamentos. Então é uma conta fácil de se fazer e que vale à pena a Prefeitura arcar com este custo. Ainda, possibilita a Prefeitura não comprometer o seu limite fiscal”, exemplificou o gestor boavistano, lembrando que a administração municipal estará ao lado dos agricultores e junto com o Banco do Nordeste, irá formalizar linhas de crédito para que os beneficiados possam produzir.
“O Banco do Nordeste sinalizou na questão do financiamento, porque ele sabe que quando a adutora funcionava era uma riqueza para toda essa região e nós estaremos juntos dando total assistência também”, disse Humberto Mendes.
Humberto falou também de outros investimentos importantes em obras hídricas que vêm sendo executadas em sua gestão como as Adutoras Chapada do Peba e Redenção. Sobre a Redenção, o gestor destaca que irá ampliar o acesso de água para o consumo humano na cidade e que a obra está bem adiantada.
“É mais uma obra importante, para consumo humano, levando água para mais de 4 mil pessoa. Já estamos levando os sistemas em testes em alguns trechos para que ate o meio do ano, finalizar e entregar completa e funcionando em sua totalidade”, finalizou o prefeito.
GRANDE IMPORTÂNCIA
Segundo o secretário de Agricultura de Santa Maria da Boa Vista, Roberto Alexandre, a obra da adutora da bacia do Garças foi contemplada em 1985 ainda na gestão do ex-governador Roberto Magalhães e do ex-prefeito Xisto Graciliano. Depois de paralisada, nunca mais foi feito nenhum serviço e, desde então, passou a ser usada como moeda para a troca de votos em períodos eleitorais, mas quem se elegia não cumpria a promessa de realizar a retomada da adutora.
“Essa é uma das principais obras na área de irrigação da região. Nós estamos vivenciando hoje o segundo momento da obra, o primeiro foi na assinatura do contrata com a empresa responsável pelo serviço; e agora com a chegada dos flutuantes para a sua implantação. Hoje com a iniciativa e determinação do nosso prefeito, estamos recuperando e revitalizando a nossa bacia do Garças e por um governo municipal, nem federal nem estadual. Estamos recuperando apenas com recursos municipais. Isso sim é compromisso com o povo de Santa Maria da Boa Vista”, concluiu o secretário.