População de Rajada prestigia sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagemA população de Rajada, distrito de Petrolina (Sertão do São Francisco), lotou o pátio da Escola Municipal José Cícero de Amorim para participar a primeira sessão itinerante do ano da Câmara de Vereadores do município.

A sessão foi realizada durante toda a manhã deste domingo (26 de maio) e contou com a presença de 16 dos 19 vereadores. Faltaram, Maria Elena (PSB), José Batista da Gama (PTB) e Ibamar Fernandes (PRTB), que justificaram a ausência de forma oficial ao presidente da sessão e da Câmara, vereador Osório Siqueira (sem partido).

Os temas mais discutidos na sessão foram a questão da regularização fundiária para que áreas que ainda não tem registro em cartório possam ser regularizadas; a instalação da telefonia celular que é hoje um dos principais pleitos da comunidade, a ampliação da oferta de água para Rajada e região e programas de habitação para o distrito.

imagemimagemEm alguns momentos o debate ficou acirrado, especialmente na fala do vereador Dr. Pérsio Antunes (PMDB) que usou a tribuna para além de parabenizar o vereador Manoel da Acosap (PHS), autor do requerimento que solicitou a sessão itinerante, falar das ações do prefeito Julio Lóssio no local, o que chegou a gerar algumas vaias, mas ele soube contornar a situação.

“A gente sabe que já foi feito muito por esta comunidade, mas temos ciência que tem de se fazer mais. Estamos com o projeto para que em 90 dias Rajada possa dispor de telefonia celular. A Prefeitura também conseguiu 600 casas para Rajada e já solicitei um matadouro publico para esta comunidade. Apoio a regularização fundiária e o projeto de emancipação para Rajada”, disse o peemedebista.

imagemOutro a falar foi o vereador Alvorlande Cruz (PRTB) que prometeu em 30 dias deixar o distrito pronto para receber o serviço de telefonia móvel. “Eu e o vereador Dr.Pérsio somos autores do projeto de lei que regulamenta a instalação de antenas de rádio base em Rajada. Vamos votar e aprovar na Câmara com o apoio dos colegas de poder legislativo e em 30 dias o serviço chegará para beneficiar a comunidade”, discursou Alvorlande.

Alvorlande aproveitou para criticar o sistema de cisterna coletiva que a Codevasf está disponibilizando para a comunidade e solicitou do mesmo órgão apoio para a construção de um plano diretor em Rajada como já fez sendo feito no perímetro Nilo Coelho e em localidades da região ribeirinha.

Ainda falaram os vereadores petistas Cristina Costa e Geraldo da Acerola, Zenilton do Alto do Cocar (PSB), os líderes da Oposição Ronaldo Souza (PSL) e do governo Elismar Mendonça (PMDB), entre outro e o autor do requerimento que originou a sessão itinerante, vereador Manoel da Acosap.

“Precisamos preparar Rajada para ser cidade e isso começa pela regularização fundiária. Falta pouco, pois mais de 70% já é regualizado. O prefeito só precisa baixar o decreto que é de área de interesse público social para que sejam desapropriados os terrenos. Também parabenizo o prefeito que atendeu requerimento de nossa autoria para ceder o terreno onde ficar a primeira escola estadual de Rajada”, destacou Manoel, sem esquecer de cobrar providencias para que sejam enviadas cadeiras e recuperado o piso da escola José Cícero de Amorim.

A população de Rajada solicitou aos vereadores que cobrem da secretaria de Saúde de Petrolina um atendimento melhor na AME e um outro veiculo para transportar pacientes para Petrolina, pois apenas um não atende a comunidade e que o carro tenha combustível suficiente para que possa viajar com o paciente.

A sessão itinerante contou ainda com as presenças dos secretários municipais Ednaldo Lima (Habitação), Ney Siqueira (Ordem Pública) e Gledson Costa (presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente –AMMA) que representaram o prefeito Julio Lóssio (PMDB), do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) e dos deputados estaduais Odacy Amorim (PT), Isabel Cristina (PT) e Adalberto Cavalcante (PHS). O deputado federal Fernando Filho (PSB) não pode comparecer, mas enviou assessores para representá-lo.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

rajadense 27 de maio de 2013 - 13:12

Vaiar o prefeito? agora é tarde Rajada! torçam pra ser mesmo emancipada, senão vão ser mais 3 anos de abandono!

Responder

Deixe um comentário