Cuidar do meio ambiente é um dever de cada um. Justamente pensando nisso e no valor de agregar forças, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) mantém um canal aberto com a população. Qualquer pessoa pode se dirigir à sede do órgão, no centro de Petrolina, e deixar registradas sugestões para melhorias do trabalho bem como denúncias relacionadas a delitos contra o meio ambiente. Todo o material é analisado pela equipe técnica da AMMA que se empenha em dar um retorno para o cidadão. Quem preferir pode fazer isso também por telefone, através do número 87 3866 2779.
“Temos um caderno no qual o cidadão vai lá e registra a situação que chama sua atenção. Em seguida, verificamos o teor da denúncia e caímos em campo para averiguação. Em se constatando qualquer irregularidade, tomamos as medidas de praxe. O mais importante nesse processo é destacar o papel de cada um como agente fiscalizador, é ver que as pessoas estão mais conscientes a cerca de seu papel como cidadãs”, frisa a diretora de Fiscalização e Monitoramento da AMMA, Fabiana Batista.
Diariamente, são muitas as denúncias que chegam até o órgão municipal de proteção ao meio ambiente. São reclamações que vão desde uma construção irregular até a emissão de lixo em áreas proibidas. No entanto, o assunto que levanta mais reclamações diz respeito à poluição sonora.
“Por mais que sejam feitas campanhas educativas, que vários outros órgãos como Ministério Público e Polícias também orientem, há sempre aquelas pessoas ou estabelecimentos que acabam fugindo do bom senso, utilizando som acima do que é permitido por lei, para determinadas áreas e horários. E isso, certamente, causa alguns conflitos que muitas vezes culminam nas denúncias na AMMA. Quando vamos verificar as demandas colocadas pela própria população, aproveitamos para reforçar o trabalho de orientação, educativo”, destaca o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.
Assessoria de Comunicação AMMA
Blog do Banana
