Por que a Casa do Povo ainda está de portas fechadas para o povo?

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Comércio ok, shopping ok, órgãos públicos ok, Prefeitura também ok, escolas privadas e algumas do ensino público do estado, idem. Todos esses segmentos estão funcionando novamente, após a quarentena que durou duas semanas, entre 18 de março e 2 de abril. Foram autorizados a receber o público via decreto estadual, seguindo os protocolos sanitários e as regras higiênicas. E vida que segue.

Mas então se tudo voltou a funcionar dentro dos cuidados necessários, por que a Câmara Municipal de Petrolina, a ‘Casa do Povo’, continua fechada para o povo? A pergunta vem sendo feita por muita gente.

No ano passado, o então presidente do poder legislativo petrolinense, vereador Osório Siqueira, MDB, fechou a Casa Plínio Amorim quando houve o lockdown em todos os segmentos, passando um tempo sem as sessões e com o prédio legislativo fechado ao público.

Quando o estado foi reabrindo a economia, a Câmara foi retomando aos poucos com a sessão remota, e quando ocorreu a flexibilização autorizada pelo governo estadual, Osório criou um protocolo próprio de funcionamento, baseado nas exigências sanitárias do governo estadual, e liberou o acesso público, cumprindo todas as regras, fazendo colegas, servidores, assessores e a população que frequentava a Casa, seguirem à risca os cuidados impostos por meio de uma portaria para prevenir a Covid.

Portanto, fica já a dica para o atual presidente vereador Aero Cruz, MDB. Que ele possa seguir o exemplo do seu antecessor. As adequações do prédio já foram feitas, gente para monitorar número de pessoas que podem estrar no prédio, é o que não falta.

O plenário já foi modificado desde o ano passado, e as sessões podem ser presenciais, respeitando o numero de pessoas no plenário e mantendo ainda sem plateia. Sem falar que a transmissão da sessão remota não está das melhores. Quem cobre como nós, profissionais de imprensa, que o diga!

Então, por que a Casa do Povo continua fechada para o povo? Fica aqui o questionamento da coluna e do povo petrolinense.

CPI DA PANDEMIA

Rodrigo Pacheco -presidente do Senado (Foto-Jefferson Rudy-Agência Senaado-divulgação)

Senado abre CPI da Covid focada no governo federal e em repasses da União. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu, na sessão desta terça-feira, 13, do Senado Federal, o pedido de abertura da CPI da Covid, que irá investigar o combate à pandemia de covid-19 pela União.

A leitura atende a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), dada na quinta-feira passada. O presidente decidiu por dar prioridade ao requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por ser o mais antigo a ser apresentado. A presidência também incluiu no objeto da CPI a investigação dos repasses da União a estados e municípios, como previsto em um outro requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). O presidente excluiu, deste segundo requerimento, as competências legislativas e administrativas de outros entes, como a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras municipais.

“A Comissão terá como objeto o constante do requerimento do senador Randolfe Rodrigues, acrescido do objeto do requerimento do senador Eduardo Girão, limitado apenas quanto à fiscalização dos recursos da União repassados aos demais entes federados para as ações de prevenção e combate à pandemia da covid-19, e excluindo as matérias de competência constitucional atribuídas aos estados, Distrito Federal e municípios”, disse o presidente em seu pronunciamento. (Com Congresso em Foco)

E POR FALAR EM CPI…

O vereador Gaturiano Cigano, DEM, da bancada do governo Miguel Coelho na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, não gostou nada de como foi feita a entrega das casas do Residencial Novo Tempo V e apresentou durante a sessão desta terça, 13, realizada por videoconferência no canal da Câmara no YouTube e retransmitida aqui no PORTAL TRIBUNA NORDESTE, requerimento verbal para a implantação de uma CPI para apurar denúncias sobre a entrega das moradias feita pela secretaria executiva de Habiração da Prefeitura.

Foto reprodução YouTube

“Quero apresentar com uma certa urgência urgentíssima um requerimento para uma formação de CPI para apurar esses casos. O prefeito está levando a culpa, quando não foi ele que pegou o nome, o relatório, o dossiê. As casas que eram para as pessoas vulneráveis, mães de filhos com microcefalia, e é isso que a gente não vê. Precisamos apuar isso”, disse Gaturiano que preside a Comissão de Obras e teve apoio de alguns colegas como os vereadores Alex de Jesus, do Republicanos e Ruy Wanderley, PSC, relator e secretário da Comissão; Rodrigo Araújo, também Republicanos; e Capitão Alencar, do Patriotas como também o vereador Júnior Gás, do Avante e vereador Josivaldo Barros, do PSC.

O pedido parece ter pego alguns colegas de bancada de surpresa, principalmente o líder governista, vereador Ronaldo Silva, DEM.

“CPI é uma questão muito séria. Vamos primeiro agendar uma reunião da Comissão de Obras com o secretário Thiago Rosendo e sentar para discutir isso melhor”, disse o líder governista, tendo a afirmação que ok de Gaturiano, mas o Democrata voltou a dizer que não pretende abrir mão de criar a CPI.

“Não é o momento”, alegou o colega de bancada do vereador Manoel da Acosap, DEM e a vereadora Maria Elena, MDB, conta que não é simpatizante de CPI. “Já adianto que não contará com o meu apoio”, disse. Gaturiano frisou que essa era uma prerrogativa da colega, sem problemas.

Já o oposicionista vereador Gilmar Santos, do PT, que vem acompanhando o caso com denuncias de irregularidades na escolha dos contemplados do novo residencial, parabenizou Gaturiano pela coragem e postura em apresentar o requerimento, ainda que de forma verbal, para que vários questionamentos sejam respondidos neste episódio da entrega das moradias do Novo Tempo V. “Parabenizo o vereador Gaturiano pela coragem”, disse o petista.

Á coluna, Gilmar acrescentou. “Sou totalmente favorável à CPII para verificar possíveis fraudes na política de habitação do município por compreender a gravidade do problema e exigir que a Câmara cumpra o seu papel. Quem é contra ou faz movimento para impedir essa ação ou faz parte de algum esquema ou é cúmplice. Observe que são os mesmos que vomitam nas sessões falando em moralidade e combate à corrupção. Não passam de hipócritas. Desde o dia em que as famílias ocuparam o Residencial Novo Tempo 5, tanto as que foram contempladas quanto as que não foram, eu juntamente com a equipe do mandato temos prestado solidariedade a elas e exigido do poder público municipal e do governo federal, através da Caixa Econômica, medidas que protejam essas famílias, mediem a situação para a solução do conflito com a garantia de que as pessoas não foram contempladas, e que fazem parte do grupo em situação de vulnerabilidade, sejam priorizadas num próximo sorteio”, relatou.

O vereador ainda notificou a situação junto ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público de Pernambuco, à Comissão de Direitos Humanos do Senado, na pessoa do presidente, senador Humberto Costa, PT, e para a Comissão de Diretos Humanos da Ordem dos Advogados de Petrolina (OAB). “Para que ajudem na mediação do problema e se evite situações de fraudes, injustiças e até violência para com essas famílias”,

A coluna também encaminhou questionamento ao líder da oposição no legislativo, vereador Marquinhos do N4, do Podemos, na tarde desta terça, 13, para registrar sua posição quanto ao requerimento da CPI de Gaturiano Cigano como nos encaminhamentos da bancada sobre as denuncias de irregularidades na entrega dos imóveis do Residencial Novo Tempo V.

Até o fechamento da coluna, por volta das 11h35 desta quarta, 14, ainda não havia resposta do líder oposicionista. O espaço da coluna e do Portal Tribuna Nordeste continuará disponível a Marquinhos do N4 assim que sua posição for enviada para publicação no site.

Vendo que o debate se estenderia sem a solicitação de Gaturiano estar na pauta da sessão remota, o presidente da Casa, vereador Aero Cruz, MDB, entrou no meio do debate, lembrou que haverá uma reunião da Comissão de Obras com o titular da pasta de Habitação no governo e só depois que haverá uma definição sobre a questão de ter ou não CPI do Residencial Novo Tempo V. No momento, ele frisou que precisava seguir com a sessão que ainda tinha uma extensa pauta para ser apreciada.

MARIA ELENA QUER VACINA PARA A IMPRENSA

A vereadora Maria Elena de Alencar, MDB, vai apresentar na próxima sessão da Câmara de Petrolina, requerimento ao prefeito Miguel Coelho, MDB, e à secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, para que os profissionais de comunicação da cidade possam ser incluídos nos grupos prioritários para a vacinação da Covid no município.

Vereadora governista quer ACS convocados para cobrir comunidades descobertas (Foto: Jean Brito)

A emedebista havia pensado em fazer a solicitação na última semana quando se comemorou o Dia do Jornalista em 7 de abril, mas com o falecimento da ex-colega de Câmara, a ex-vereadora Raimunda Sol Posto, adiou a proposta para esta semana. Ela disse que o requerimento entrará na pauta da próxima sessão, terça-feira, dia 20.

A coluna lembra que em nível estadual, a deputada Dulci Amorim, PT, fez indicação semelhante na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para que os profissionais de comunicação em Pernambuco sejam inseridos nas próximas fases da campanha estadual de imunização contra a Covid-19.

A categoria agradece o gesto da vereadora e da deputada. Segundo o Sindicato dos Jornalista de Pernambuco (Sinjope), mais de 100 profissionais já foram infectados com o novo coronavírus no estado no exercício da profissão e houve duas mortes.

Outro motivo dessa defesa e importância da imunização aos que fazem a imprensa pernambucana, é que por estarem na cobertura diária em busca de informações para transmitir a toda a população, jornalistas, radialistas, blogueiros, influenciadores de conteudo jornalístico, correm os risco de levarem o vírus para as famílias.

“Fomos considerados linha de frente pelo decreto do governo estadual logo no começo da pandemia”, disse documento do Sinjope encaminhado às autoridades reforçando a solicitação da vacina para os profissionais de imprensa em Pernambuco.

OPERAÇÃO FOI SUCESSO, APONTA PF

Em conversa com a coluna, o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro, disse que a operação CONTRASSENSO realizada nesta terça, 13, na Prefeitura de Petrolina, sertão, foi um sucesso. Ele conta que todos os 33 mandados foram cumpridos e que agora o material aprendido será apreciado pelos investigadores para que possa ser divulgado.

Foto PFPE divulgação

Cerca de 150 policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União ( CGU) participaram do cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal em Petrolina. As buscas ocorreram em sedes de órgãos da Prefeitura, bem como na região metropolitana do Recife e no Estado de Minas Gerais.

De acordo com a PF, as investigações da Operação Contrassenso apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União.

SEM LÓSSIO

O ex-candidato a prefeito de Petrolina/PE, o advogado Julio Lóssio Filho, realizou uma Live  na noite desta terça, 13, para esclarecer pontos que dizem respeito à OPERAÇÃO CONSSENSO deflagrada pela PF na Prefeitura de Petrolina, nesta terça, 13. Ele frisou em seu canal no instagram que a operação nada tem a ver com o governo do seu pai, Julio Lóssio, PSD, que governou Petrolina por oito anos, antes do prefeito atual, Miguel Coelho, MDB.

Lembra que a ação é um desdobramento da Operação Casa de Papel, deflagrada em 2020 com que teve entre outras descobertas, a falsificação da assinatura da ex-secretária de Educação de Julio Lóssio. As irregularidades apontadas pela PF  ano passado, fora denunciadas pela bancada de oposição anterior na Câmara por meio dos vereadores Gabriel Menezes e Paulo Valgueiro.

De acordo com a PF, as investigações da Operação Contrassenso apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, verba sob fiscalização da União. Lóssio Filho citou em sua transmissão que a investida da PF seria um desdobramento da Operação Casa de Papel que apuara irregularidades da atual administração municipal com o uso irregular idos recursos da educação municipal Veja o vídeo:

A Prefeitura de Petrolina disse em nota que vem colaborando com os esclarecimentos e contribuindo com a PF nas investigações.

Confira o vídeo que reproduzimos no Canal Tribunna, nossa tv no YouTube. Se inscrevam!

Veja o vídeo postado no Canal Tribunna, a tv do Tribuna NE no YouTube. Confiram, curtam, se inscrevam no canal e ative o sinal para ser lembrado do próximo conteúdo do canal e você ser informado:

TRAGÉDIA NO MERCADO

Genro e sogro, discussão, tiro e suicídio em seguida. O fato teve como local o Mercado do Produtor em Juazeiro-BA, principal entreposto de hortifrutigranjeiros do Nordeste. No comécio de Cristiano, ele discutia com Ulisses, seu sogro, não houve trégua para ambos se acalmarem e Cristiano acabou atirando em Ulisses e em seguida cometeu suicído.

Os dois são muitos conhecido na região. Cristiano mora no bairro Areia Branca, um dos mais frequentados pelos que vivem no Vale do São Francisco ou que vêm à região.Uma pessoa tranquila, de muitos amigos. A tragédia deixou todos que conheciam sogro e genro abalados, na verdade, consternados.

A coluna deixa os sentimentos ao familiares das vítimas e que Deus conforte a todos.

Cinara Marques

Minha Coluna é assinada por Cinara Marques, jornalista profissional, é editora geral do PORTAL TRIBUNA NORDESTE. Formada pela Universidade Federal da Paraíba/Campus João Pessoa, Pós-graduada em Jornalismo Político pela Faculdade Castelo Branco/RJ (EAD) e em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias da Informação pela Faculdade de Petrolina-PE – FACAPE. Tem ampla experiência em veículos de comunicação e em assessoria de imprensa nos estados de Pernambuco, Bahia e Paraíba. Atua desde o ano 2000 em campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais. Atua nas áreas de Assessoria de Comunicação e social media para a iniciativa pública, privada e do terceiro setor. Comanda a Agência CComunicação com foco em publicidade e marketing, produção de conteúdo e edição de vídeo, marketing para redes sociais.

Portal Tribuna NE

Related Posts