Ala do partido defendia retomada de parceria com a gestão estadual desde o segundo turno das eleições de 2022
O PP estadual vai anunciar nas próximas horas o retorno à base do governo estadual. De acordo com fontes do Portal A TARDE, a adesão deve ser comunicada “hoje ou amanhã e dificilmente isso não ocorrerá”, apontou a liderança do Progressistas. O partido teve reuniões com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para alinhar esse retorno, que já se anunciava ainda no segundo turno das eleições de 2022, quando lideranças da sigla passaram a declarar apoio aberto à candidatura do petista.
Oficialmente, desde de março de 2022, com o rompimento do ex-vice-governador João Leão (PP) com o ex-governador Rui Costa (PT), o Progressistas saiu da base do governo estadual, com Leão, migrando para o campo opositor, apoiando a candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Executivo estadual.
Uma ala da legenda defende também a renovação do comando da sigla. Dentre os nomes que ganham força no Progressistas baiano é o do ex-deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e do deputado federal Mário Negro Monte Júnior (PP) para substituir Leão no cargo.