O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando (UB), conseguiu uma importante conquista para seu palanque. E, de quebra, fará com que o Partido Progressistas (PP) entre ‘rachado’ na campanha.
Com o diretório estadual da legenda atualmente sob o comando do deputado estadual Kaio Maniçoba, aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB), em tese o PP deveria seguir o candidato a prefeito Julio Lossio (PSDB). Mas não é isso que acontecerá.
Um dos filiados ao PP, o ex-vereador Alvorlande Cruz – que tenta voltar à Câmara de Petrolina – explicou que a legenda em Jaboatão dos Guararapes (PE), no Grande Recife, tentava buscar apoio do União Brasil para a prefeitura local. No entanto, já havia outros acordos em andamento e essa costura não foi possível. O diretório estadual do PP recomendou, então, que o partido seguisse Lossio. O detalhe, segundo Alvorlande, é que 99% dos candidatos proporcionais estão alinhados com Simão Durando.
Uma reunião interna do PP em Petrolina, resolveu a questão. Ficou constado em ata, assinada inclusive pelo próprio Kaio Maniçoba, que 25 dos 26 candidatos a vereador pedirão votos pela coligação de Simão e se utilizarão também da propaganda eleitoral. Por outro lado, os minutos que cabem ao PP na propaganda do rádio e TV irão para Lossio. A meta do partido é voltar a emplacar representante na Casa Plínio Amorim, já que o último do PP foi Elias Jardim. Alvorlande enalteceu elogios a Kaio Maniçoba, que deliberou pelo acordo interno da forma como ocorreu.
Contradição
O PP não está sozinho nessa contradição. O PSB do deputado federal Lucas Ramos vive situação semelhante. Embora a legenda socialista tenha optado pelo apoio a Simão, Lucas decidiu reforçar o palanque de Lossio na cidade.
Com informações: Carlos Britto