O prefeito de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Vilmar Cappellaro, MDB, entra na semana de aniversário de 24 anos da ‘capital da uva e do Nordeste’, animado com muitos serviços entregues e obras sendo feitas na cidade, em benefício da população. Vilmar vem tirando de fato do papel a implantação de algumas obras. Já fez com a entrega da Adutora do Riacho do Recreio, uma espera de 10 anos da comunidade e este ano, foram iniciadas as obras do saneamento de bairros como Estátua, outro sonho do povo lagoagrandense, parceria com o governo estadual e Compesa, e entra o penúltimo ano de governo, construindo o prédio próprio da Prefeitura Municipal.
As obras da nova Prefeitura Municipal estão em andamento sem nenhuma paralisação, e a perspectiva é entregar a estrutura até o final do ano. Segundo o prefeito, a ideia é transformar o local, uma área perto da área da Cozinha Comunitária, num centro administrativo. “Será a verdadeira casa do povo”, diz Vilmar. Ele conta que o local irá agregar toda as secretarias num único espaço.
A obra da nova Prefeitura de Lagoa Frande, foi orçada em cerca de R$ 1,4 milhão, convênio com o Governo do Estado, com mais de R$ 300 mil de contrapartida do município. A mão de obra contratada é de pessoas da cidade, gerando empregos também numa cidade que como o Brasil, também sobre a falta de empregos.
“A gente precisava ter a casa do povo. A principio será somente a Prefeitura. Vamos colocar vários setores dentro, mas nesse primeiro instante, algumas secretarias não irão fazer parte deste complexo, entretanto , a gente vem trabalhando para cumprir o cronograma de trabalho. Existem as dificuldades das liberações de recursos, mudança de governo, mas já fizemos a primeira prestação de contas e estamos aguardando agora a liberação da segunda parcela”, esclareceu o gestor.
“Será a casa do povo. São 24 anos que a nossa cidade não tinha a prefeitura, não havia um projeto lançado em cima disso e nós trabalhamos, exatamente, para dar dignidade, para poder receber as pessoas, para dar alto estima ao povo de Lagoa Grande, uma cidade sem a sua própria casa, é difícil né,como é bom receber as pessoas dentro da casa da gente. Então Lagoa Grande vai receber, a partir do momento em que as obras estiverem concluídas, vai receber as pessoas dentro da sua própria casa. Isso é importante para nos”, disse o prefeito.
Vilmar ressaltou que além da importância pelo do fator histórico e sentimental para a cidade que ira dispor de sua própria Prefeitura, existe o fator econômico. Segundo o prefeito, estão sendo feitos estudos ainda, mas frisa que com o que se paga de alugueis ao longo dos 24 anos de Lagoa Grande, já teria dado para construir a sede do poder executivo municipal, destaca Vilmar, alfinetando seus antecessores.
“A gente já tem feito levantamentos e só com os valores de alugueis, já daria para ter construída essa sede. Vamos colocar secretaria de Administração, Finanças Governo, Adma, toda a parte financeira, tributos. E esse levantamento com a economia já está em andamento para mostrarmos toda a economia que teremos. A parte de assistência social fica fora, por ter um trabalho mais reservado”, reforçou Cappellaro.
Conforme Vilmar, a área ficará com projetos para a expansão e outras secretarias sendo inseridas no mesmo terreno do complexo administrativo. “Mas deixamos um projeto para ampliações e os futuros governos poderão inserir as demais secretarias nesse mesmo complexo”, explicou o prefeito que esperar concluir este ano, a previsão seria agosto, mas pode ficar para o final do ano, respeitando as limitações de verbas.
“Nosso desejo é entrar o novo ano na casa nova, mas a gente sabe das dificuldades e limitações de recursos, mas estamos trabalhando para estarmos na nova sede ainda este ano, apesar dessas dificuldades. O planejamento é para este ano a conclusão desse prédio. É o nosso sonho”, conclui Vilmar Cappellaro.