Cidades

Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente, participa da programação do Dia Nacional das Agentes Comunitária de Saúde.

imagem1Aconteceu nesta , sexta feira , em Sobradinho à culminância das atividades realizadas durante toda a semana pelas Agentes Comunitárias de Saúde e pelos Agentes de Endemias, em comemoração ao dia nacional dos Agentes Comunitários de Saúde .Durante a semana as Agentes participaram de encontros e realizaram palestras nas escolas públicas, com o objetivo de esclarecer a população do importante papel das Agentes na comunidade, bem como, conscientizar os munícipes do relevante processo de estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe.

Logo pela manha, o prefeito acompanhado da secretária de saúde Graça Carvalho , vereadores, lideranças e demais secretários, fez uma bela homenagem a todos Agentes Comunitária de Saúde e Agentes de Endemias, participando de uma caminhada e logo mais de um almoço em comemoração a importante data. Luiz Vicente disse que: “ as agentes comunitárias de saúde são como anjos de Deus, assistindo e cuidando das famílias de nossa querida Sobradinho. E como São Francisco, que preferiu conviver e zelar das famílias menos abastadas.” Conclui o prefeito.

PARTE DA HISTÓRIA: Em 1991 através de convênios entre a Fundação Nacional de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, foi criado o Programa de Agentes Comunitárias de Saúde (PACS) visando reduzir os alarmantes indicadores de morbimortalidade infantil e materna. A implantação ocorreu inicialmente, na região nordeste, até mesmo porque existiam experiências significativas para a criação do PACS. Em 1994, incorporando a experiência anterior surgiu o Programa de Saúde da Família (PSF), visando a reorganização das práticas de atenção à saúde (COSTA; SILVA, 2004). Atualmente este programa tornou-se à estratégia de reorientação da atenção básica e tem com finalidade apoiar uma prática com ações integrais na atenção básica vinculada à comunidade, ao invés da permanência na unidade de saúde aguardando as demandas e necessidades desta (BARROS, 2010). Reconhecida por muitos como A MAIOR POLÍTICA DE SAÚDE IMPLANTADA E IMPLEMENTADA NO BRASIL.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress