O prefeito Julio Lossio lançou, nesta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Municipal de Laqueadura. O evento contou com a participação da secretária Lucia Giesta e sua equipe, além da presença de 60 mulheres que serão as primeiras beneficiadas do Programa.
“Hoje é um dia muito feliz para todos nós. Representa a realização de um desejo antigo. A construção do Programa foi um processo difícil e exigiu muito empenho de toda a nossa equipe, pois há uma série de critérios que o Ministério da Saúde exige para a realização da laqueadura”, revelou o prefeito Julio Lossio.
A secretária de saúde, Lucia Giesta, reiterou o discurso do prefeito e lembrou às usuárias sobre os tramites que deverão ser seguidos a partir de agora para a realização da laqueadura. “Este é um sonho que perseguimos há muito tempo e agora concretizamos. O sonho de garantir às nossas mulheres petrolinenses o direito de escolher realizar a sua cirurgia. Hoje, todas as sairão daqui com suas consultas pré-operatórias e exames agendados com prioridade. A seguir entraremos em contato para informar a data da cirurgia”, frisou.
Para Ana Cláudia Aguiar, 27 anos, mãe de sete filhos, o Programa põe fim a uma preocupação. “Faz muito tempo que eu quero fazer a cirurgia, mas nunca tive essa oportunidade. A situação é muito difícil e mesmo me prevenindo já acabei engravidando. A laqueadura vai acabar com essa preocupação. Agradeço à todos”.
As cirurgias serão realizadas nos Hospitais Memorial e Neurocárdio. Para participar do programa a mulher precisa atender alguns critérios, como ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos e ter o consentimento do marido ou companheiro. (Ascom)