“Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado, que de joelhos rezou um bocado, pedindo pra chuva cair, cair sem parar. Oh! Deus será que o senhor se zangou…Oh! Senhor, pedi pro sol se esconder um pouquinho, pedi pra chover, mas chover de mansinho…”. Foi assim que o prefeito Julio Lossio iniciou sua fala sobre a importância de se preserva a Caatinga, no seu dia (28), falando da realidade da nossa região. “aqui ou chove pouco, ou demais, gerando sempre dias ruins para o agricultor, pensando nessa situação junto com a AMMA encontramos uma maneira de ajudar o agricultor, mais especialmente a caatinga ”, expôs.
Diante do quadro, no dia da Caatinga, o prefeito Julio Lossio apresentou a sociedade a UCCA – Unidade de Conservação da Caatinga, que foi pensada para fugir do padrão de reservas ambientais. “No meu ver a reserva ecológica hoje é esquecida, precisamos de um projeto diferenciado então criamos a UCCA, que é voluntária, e funciona da seguinte forma: O agricultor se cadastra para o projeto e separa um espaço de até 50 hectares para preservar a caatinga. O agricultor será fiscalizado todo mês e apenas diante da comprovação que a área está bem cuidada ele passa a receber um salário mínimo. Ele está ciente também que para cada cuidado errado pontos serão negativados, interferindo diretamente no saldo do mês”, explicou.
O prefeito deixou bem claro que esse é o inicio e que espera no futuro que o UCCA se torne auto sustentável. “o agricultor poderá plantar arvores que dentro da legalidade possam servir, por exemplo, para fazer esculturas que agregam valor por ser de área de preservação ambiental gerando renda. Entre outras ações que podem gerar fins lucrativos oriundos da própria preservação da caatinga. Lembrando que esse é um projeto voluntário e só vai permanecer quem tem interesse de preservar o bioma Caatinga”, concluiu.
Ascom PMP
Blog do Banana