Com o intuito de integrar os novos residentes de Medicina de Família e Comunidade à Rede de Atenção à Saúde de Petrolina, o prefeito Julio Lossio e secretária de Saúde, Lucia Giesta, recepcionarão os profissionais que terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca dos programas e serviços que compõem a rede. O evento acontecerá na próxima terça-feira, 10, às 9h no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Das 10 vagas disponíveis, pela primeira vez, todas foram preenchidas. Os residentes desta área desenvolvem suas atividades nas Unidades de Saúde acompanhados dos profissionais preceptores como o médico Marco Tulio Pereira. “Esta especialidade é uma das que mais crescem no Brasil, devido à ampliação de serviço público e o que ela traz de cursos complementares. O cenário é bastante promissor para trabalho, além da qualificação dos preceptores e das boas estruturas físicas das unidades na cidade”, pontuou Marco.
A residência tem duração de 2 anos divididos em R1 e R2, atualmente, na rede do município há 4 residentes na etapa R2. Os médicos recebem uma bolsa pela Secretaria de Saúde e outra pela Univasf, instituição parceira do município. “Desde 2010 o município disponibiliza a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e recentemente recebemos visita de um representante do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês que considerou Petrolina apta para implantar o curso Gestão de Programas de Residência Médica. Hoje, temos dois profissionais da rede que são preceptores qualificados”, contou a gestora da pasta Lucia Giesta.
ASCOM Saúde
Blog do Banana