Eleições 2012

Prefeito Lóssio rebate acusações sobre o São João do Vale e o Nova Semente

Olossio.JPG prefeito de Petrolina Julio Lossio parece não ter perdido o sono com as acusações de ter utilizado recursos destinados ao combate à seca na região para a realização do São João do Vale 2012. Procurado por nossa reportagem, Lóssio chegou a citar que há uma intriga da oposição na tentativa de descredenciar suas grandes ações. As denuncias foram publicadas numa matéria publicada no último dia 25, no Jornal O Estado de São Paulo e reproduzidas por alguns blogs da região.

Na reportagem, são levantados questionamentos e contratos duvidosos com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério do Turismo, parcerias estas que permitem a transferência de recursos para o cumprimento financeiro da festa.

De acordo com o chefe do executivo, além dos investimentos da prefeitura, existe um compromisso do Ministério e da CEF para a liquidação da fatura do São João. “O compromisso do Ministério do Turismo também é do PMDB, além da CEF que confirmaram o repasse de recursos. Foram inclusive levantas denúncias de supostos shows fantasmas pelo Governo do Estado, e por conta disso o Ministério freou a liberação imediata de alguns recursos, mas todos os encargos pela realização da festa estão sendo cumpridos com base em um calendário que foi previamente planejado. E estamos aguardando o dinheiro chegar, um processo natural que ocorre onde deveremos receber depois de seis ou até oito meses da realização do evento, assim como ocorreu em 2011 e ninguém falou”.

Em entrevista ao Nossa Voz, o prefeito declarou que o investimento total do São João do Vale girou em torno de R$ 13 milhões, divididos em 6 parcelas. “A oposição está tentando descredenciar aquilo que temos de melhor”, replica. O prefeito diz que a festa valeu a pena, “pois rendeu R$ 100 milhões para a economia da cidade”.

Lossio foi mais adiante, confirmou que há um compromisso firmado com o superintendente da CEF Alex Norah. “Se a Caixa Econômica negar uma parceria com a prefeitura pode perder o maior cliente do banco”, avisa.

Apontado pela prefeitura como o maior espetáculo do Norte e Nordeste e quem sabe do Brasil, o São João do Vale atraiu entre os dias 15 a 30 de junho, astros do forró e do sertanejo como Leonardo, César Menotti & Fabiano, Dominguinhos, Victor & Léo e Paula Fernandes, Gustavo Lima, Jorge e Matheus, Aviões do Forró, entre outros nomes de sucesso nacional.

 Quanto ao Programa Nova Semente, que também foi tema de críticas, Lóssio disse que se trata de um projeto inovador. “Em 115 anos Petrolina só tinha conseguido colocar 4 mil crianças em creches e na nossa gestão conseguimos ampliar consideravelmente este número. Até o final dessa gestão ampliaremos para 10 mil crianças nas creches do município. Quem fez 100 em dois anos, faz 200 em 4 anos”, fala do seu plano de governo. O prefeito acredita na possibilidade de construção de mais 200 unidades para garantir o ingresso de mais crianças do ensino infantil.

 Ele explica que para a concretização do Nova Semente foi realizado um convênio com a Instituição Filantrópica Petrape. “Muitos convênios são feitos, temos com a Casa da Criança, a Apae e com tantas outras instituições. Se o Petrape é uma instituição de respeito, não tem fins lucrativos, portanto não visa lucro, não há briga por preço na licitação, fechamos um convênio para executar os serviços do Petrape”, explica.

Lóssio ainda ataca dizendo que está respondendo um processo de improbidade impetrado no Ministério Público porque cuida das crianças, quando o mesmo órgão deveria mover uma ação de improbidade pela venda de terrenos públicos em Petrolina. “Uma ação poderia ser movida contra o ex- prefeito Fernando Bezerra Coelho pela venda de terrenos duas vezes, porque colocou em nome de familiares o terreno concedido para a construção do Shopping, porque fez uso de máquinas publicas para fins pessoais”, pontua.

Apesar das críticas quanto à metodologia do Programa, que para ele é uma mobilização da oposição, Lóssio afirma que o Nova Semente é um grande projeto e deverá ser mantido se reeleito for. “Só não seguiremos com o Nova Semente se vier uma ordem muito superior às nossas possibilidades de execução e administração porque está dando certo”.

Fonte: Grande  Rio Fm

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress