O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) rasgou a lei do feriado municipal de Corpus Christi, evento baseado em tradições católicas. No ano de 2008 o ex-prefeito Júlio Lossio santificou o dia como feriado municipal, já o prefeito Miguel preferiu trocar o dia santo pelo dia 23, feriado de São João, santo auxiliar de Jesus.
Para o Bispo de Petrolina Dom Manoel, o atual gestor na cidade preferiu o dinheiro e a movimentação financeira do São João em vez de preservar o dia Corpus Christi, que significa O Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. “O prefeito de Petrolina golpeou a fé do povo tirando o feriado da próxima quinta, sem consultar a igreja, uma atitude insensível fé do povo, valorizando as vendas do período junino” Esclareceu Dom Manoel.
Mesmo o prefeito tirando o feriado, a festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A diocese de Petrolina vai realizar toda a programação comemorativa, começado o dia na catedral rezando e adorando o santíssimo sacramento a manha toda com confeições. A tarde, a concentração será na Igreja matriz as 16:00 horas com grande procissão pelas principais ruas da cidade.
Blog do Banana
1 comentário
Parabéns Prefeito…Estamos em um estado Laico,não se pode mais da feriado para atender os desejos da igreja católica, foi se o tempo em que ela mandava e desmandava no Brasil. Olha só a petulância desse bispo: ” sem consultar a igreja ” como se ainda estivéssemos no tempo em que ela mandava no imperador.