Prefeitura cria coordenações de pólos para resgatar a educação de Casa Nova

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemUma das novidades do trabalho do prefeito de Casa Nova, Wilson Cota (PMDB) foi a criação de coordenações de pólos educacionais no município. A iniciativa colocada em pratica pela secretaria municipal de Educação, já conquistou alguns avanços, como conhecer de fato em que condições foi deixada rede de ensino no município e o quadro encontrado foi de completo abandono.

A professora Luzia de Castro Fernandes é uma das coordenadoras de pólo do município, responsável pela região do Riacho do Sobrado. Ela disse que quando visitou as escolas da região se deparou com quando desastroso no sistema educacional da região. “Encontrei as escolas abandonadas. Não tinha uma unidade em condição de funcionar normalmente. Um verdadeiro desastre. Estamos ainda nesse diagnóstico e registrando tudo em fotos para mostrar a realidade encontrada nas escolas do município”, declarou a professora.

Outro problema encontrado pela coordenadora de pólo foi relatado pelos moradores nas comunidades. Mães e pais denunciaram que os professores nunca davam a semana integral de aula. A sexta-feira deixou de existir no calendário levito, tinha virado um domingo permanente.

“Além de não darem aula na semana toda, quando chegavam à escola e em vez das 8h de dia de trabalho, mal davam duas horas. E isso virou praxe entre os professores na gestão passada”, acrescentou Luzia.

O fato era tão corriqueiro que numa de suas visitas a uma escola a coordenadora constatou pessoalmente a falta de compromisso de alguns docentes devido à falta de fiscalização dque não existia ante. “Cheguei na escola e liguei para o professor que tinha que ficar 8h no local e mal tinha trabalho duas horas. Já tinha ido embora. Liguei para saber por que ele não estava na escola na hora do trabalho e o professor disse que fazia sempre assim com antes. Eu adverti logo, fazia, não vai fazer mais”, observou a coordenadora.

A coordenadora disse que a equipe de coordenação de pólo e da secretaria municipal de Educação tem trabalhado sem parar, ate tarde da noite, sem dormir direito, para realizar esse trabalho de eficiência da educação em Casa Nova.

“Encontramos resistências, porque o mal costume predomina, mas estamos atentos, fiscalizando o funcionamento das escolas e o professor em sala de aula. E se não for cumprido a carga horária legal, será punido e sentido no bolso. Vamos levantar a educação de Casa Nova. Essa é a nossa determinação e nossa meta a ser alcançada”, finalizou a professora Luzia de Castro.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

Respondão 23 de abril de 2013 - 21:43

Mentira, tudo mentira e elas não andam não, ficam enterradas nas secretarias.

Responder

Deixe um comentário