Fundamental para o atendimento de saúde mental do município, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) em Juazeiro está com o prédio reformado. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está nos ajustes finais para que o equipamento seja entregue com o retorno do atendimento 24h.
O CAPS AD estava sem funcionar 24h desde a gestão passada. “Quando assumimos a gestão, encontramos o CAPS AD inadequado, sem funcionamento 24h. Foi preciso fazer readequação para que o serviço voltasse a funcionar como deve e estamos entregando um CAPS AD reformado e, agora, apropriado ao funcionamento”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.
Com a reforma, o CAPS AD possui refeitório completo com cozinha, que era uma grande necessidade para o funcionamento 24h. Toda a frente do prédio foi requalificada onde foi instalada uma varanda coberta. Na parte interna, foram acrescentadas salas e dormitórios para dar mais conforto aos pacientes e funcionários. O CAPS AD também possui banheiros, espaço de convivência e outros cômodos que comportam o serviço. Também houve crescimento da equipe com a contratação de profissionais como educador social, redutor de danos, psicopedagoga, educador físico, entre outros. Atualmente cerca de 40 servidores trabalham na unidade.
“Na saúde mental a gente nunca teve um dispositivo tão bom quanto esse. Temos uma área bem grande para as reuniões na parte externa com cobertura, onde utilizamos para os grupos terapêuticos. O espaço é o melhor que temos hoje para este tipo de serviço”, destacou o gerente do CAPS AD, Leonardo Quirino. A unidade possui mais de 1.800 usuários ativos.
O CAPS AD de Juazeiro fica Avenida Eliseu Martins do Nascimento, s/n, bairro Novo Encontro, antiga UBS da comunidade.
Serviço
O CAPS AD é um serviço que atende usuários que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. É um serviço porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento. Para atendimentos ambulatoriais e grupos terapêuticos, com a equipe multiprofissional, o serviço está aberto das 8h às 17h. O período noturno é voltado para os usuários acolhidos na modalidade 24h, como orienta a portaria do Ministério da Saúde.
Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ